Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Daniela Gomes de Mattos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.
id UEMG-2_fc3acc6d85b21d74231790b8fbdce607
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4792
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)MemóriaInfânciaEnsino de ArteEducação do sensívelEste artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/479210.24934/eef.v24i42.4792Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 45-672317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792/3343Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Daniela Gomes de Mattos2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4792Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
title Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
spellingShingle Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
Pedroso, Daniela Gomes de Mattos
Memória
Infância
Ensino de Arte
Educação do sensível
title_short Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
title_full Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
title_fullStr Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
title_full_unstemmed Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
title_sort Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
author Pedroso, Daniela Gomes de Mattos
author_facet Pedroso, Daniela Gomes de Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Daniela Gomes de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Infância
Ensino de Arte
Educação do sensível
topic Memória
Infância
Ensino de Arte
Educação do sensível
description Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792
10.24934/eef.v24i42.4792
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792/3343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedroso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedroso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469882777600