Temas sobre arte-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tourinho, Irene
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992
Resumo: Sempre que preciso organizar as ideias para um diálogo com professores de arte, crio ansiedades que penso nunca terão cura. Primeiro porque os temas que nos afligem são sempre muito variados e profundos. Na sala de aula, isso gera ansiedades que são, diríamos, de ordem bem objetiva. Queremos dar conta da compreensão e da vivência sensível dos indivíduos com objetos, manifestações e obras chamadas artísticas. Queremos apreender e conseguir que outros apreendam signos e símbolos, manipulem seus significados, entendam suas relações, utilizem, perpetuem e transformem esteticamente suas formas de representar. Além dessas necessidades objetivas, temos as ansiedades que chamaríamos de contextuais. Os termos “contexto”, e “contextual”, já comuns, continuam a incitar ousadias pedagógicas cujo sentido ora nos deixa atrelados a um mundinho minimalizado – fechado nas salas de aula – ora nos faz pretender a captura total de um mundo aparentemente globalizado. Além dessa diversidade de temas, ansiamos por entender como percebemos as artes, organizamos esta percepção e reagimos criticamente a elas. Queremos compreender também, como nossas percepções interagem com nossa origem, história, cultura e processos de socialização que marcam nosso gosto e comportamentos. [...]  Palavras-chave: Educação; Arte; Percepção; Vivência sensível.
id UFU-2_c1e19ba8fb4feb27ffbf1e288f5f1933
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/992
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Temas sobre arte-educaçãoEducaçãoArtePercepçãoVivência sensívelSempre que preciso organizar as ideias para um diálogo com professores de arte, crio ansiedades que penso nunca terão cura. Primeiro porque os temas que nos afligem são sempre muito variados e profundos. Na sala de aula, isso gera ansiedades que são, diríamos, de ordem bem objetiva. Queremos dar conta da compreensão e da vivência sensível dos indivíduos com objetos, manifestações e obras chamadas artísticas. Queremos apreender e conseguir que outros apreendam signos e símbolos, manipulem seus significados, entendam suas relações, utilizem, perpetuem e transformem esteticamente suas formas de representar. Além dessas necessidades objetivas, temos as ansiedades que chamaríamos de contextuais. Os termos “contexto”, e “contextual”, já comuns, continuam a incitar ousadias pedagógicas cujo sentido ora nos deixa atrelados a um mundinho minimalizado – fechado nas salas de aula – ora nos faz pretender a captura total de um mundo aparentemente globalizado. Além dessa diversidade de temas, ansiamos por entender como percebemos as artes, organizamos esta percepção e reagimos criticamente a elas. Queremos compreender também, como nossas percepções interagem com nossa origem, história, cultura e processos de socialização que marcam nosso gosto e comportamentos. [...]  Palavras-chave: Educação; Arte; Percepção; Vivência sensível.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/99210.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-992Educação e Filosofia; v. 9 n. 18 (1995): v.9 n.18 jul./dez. 1995; 105-1221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992/902Copyright (c) 2016 Irene Tourinhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTourinho, Irene2022-12-06T15:53:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/992Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-12-06T15:53:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Temas sobre arte-educação
title Temas sobre arte-educação
spellingShingle Temas sobre arte-educação
Tourinho, Irene
Educação
Arte
Percepção
Vivência sensível
title_short Temas sobre arte-educação
title_full Temas sobre arte-educação
title_fullStr Temas sobre arte-educação
title_full_unstemmed Temas sobre arte-educação
title_sort Temas sobre arte-educação
author Tourinho, Irene
author_facet Tourinho, Irene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tourinho, Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte
Percepção
Vivência sensível
topic Educação
Arte
Percepção
Vivência sensível
description Sempre que preciso organizar as ideias para um diálogo com professores de arte, crio ansiedades que penso nunca terão cura. Primeiro porque os temas que nos afligem são sempre muito variados e profundos. Na sala de aula, isso gera ansiedades que são, diríamos, de ordem bem objetiva. Queremos dar conta da compreensão e da vivência sensível dos indivíduos com objetos, manifestações e obras chamadas artísticas. Queremos apreender e conseguir que outros apreendam signos e símbolos, manipulem seus significados, entendam suas relações, utilizem, perpetuem e transformem esteticamente suas formas de representar. Além dessas necessidades objetivas, temos as ansiedades que chamaríamos de contextuais. Os termos “contexto”, e “contextual”, já comuns, continuam a incitar ousadias pedagógicas cujo sentido ora nos deixa atrelados a um mundinho minimalizado – fechado nas salas de aula – ora nos faz pretender a captura total de um mundo aparentemente globalizado. Além dessa diversidade de temas, ansiamos por entender como percebemos as artes, organizamos esta percepção e reagimos criticamente a elas. Queremos compreender também, como nossas percepções interagem com nossa origem, história, cultura e processos de socialização que marcam nosso gosto e comportamentos. [...]  Palavras-chave: Educação; Arte; Percepção; Vivência sensível.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992
10.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-992
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/992/902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Irene Tourinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Irene Tourinho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 9 n. 18 (1995): v.9 n.18 jul./dez. 1995; 105-122
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232647036928