Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível. |
id |
UEMG-2_fc3acc6d85b21d74231790b8fbdce607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4792 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990)MemóriaInfânciaEnsino de ArteEducação do sensívelEste artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/479210.24934/eef.v24i42.4792Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 45-672317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792/3343Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Daniela Gomes de Mattos2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4792Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
title |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
spellingShingle |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) Pedroso, Daniela Gomes de Mattos Memória Infância Ensino de Arte Educação do sensível |
title_short |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
title_full |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
title_fullStr |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
title_full_unstemmed |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
title_sort |
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre Educação e Arte (1970 – 1990) |
author |
Pedroso, Daniela Gomes de Mattos |
author_facet |
Pedroso, Daniela Gomes de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Daniela Gomes de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Infância Ensino de Arte Educação do sensível |
topic |
Memória Infância Ensino de Arte Educação do sensível |
description |
Este artigo apresenta os resultados obtidos em minha investigação de doutorado em Educação, com o objetivo de analisar as representações da educação e da arte presentes nas narrativas de memória de infância de professoras de Arte da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A perspectiva metodológica utilizada visou compreender as representações da arte presentes nas narrativas de infância das agentes. As fontes interrogadas dividem-se em três categorias: fontes a partir dos testemunhos das professoras pesquisadas; as produzidas ou utilizadas pelas professoras; e a documentação oficial referente ao ensino de Arte. A tese aqui defendida é a de que as representações da arte e educação traduzidas nas memórias de infância dessas professoras, em várias dimensões como a escola, o lar, entre outras, guardam elementos ligados à concepção de educação do sensível. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792 10.24934/eef.v24i42.4792 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4792/3343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedroso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniela Gomes de Mattos Pedroso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 45-67 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469882777600 |