O legado da pedagogia freireana no processo de ensino-aprendizagem na Graduação de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6110 |
Resumo: | As metodologias de ensino-aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Deste modo, é necessário discutir sobre métodos educacionais que estimulem a reflexão crítica do aluno com a realidade. Objetivo: identificar a produção científica acerca da influência da pedagogia freireana nos métodos de ensino e aprendizagem da graduação de Enfermagem . Método: revisão bibliográfica, realizada em publicações das reuniões da ANPED, Scielo e obras de Paulo Freire. Resultado: A pedagogia de Freire no curso de Enfermagem possibilita a criticidade do aluno frente à realidade. A incorporação da metodologia problematizadora inspirada em Freire contribui na formação profissional ao permitir protagonismo do aluno na resolução de problemas, trabalho em equipe e compreensão de aspectos socioeconômicos, culturais e políticos, considerados determinantes para qualidade vida. Conclusão: o estudo permite discussões posteriores e a reflexão sobre o método mais assertivo na formação de enfermeiros. |
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