O legado da pedagogia freireana no processo de ensino-aprendizagem na Graduação de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baina Pimentel, Juliana Stephanie
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias. /p Direitos Humanos e Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6110
Resumo: As metodologias de ensino-aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Deste modo, é necessário discutir sobre métodos educacionais que estimulem a reflexão crítica do aluno com a realidade. Objetivo: identificar a produção científica acerca da influência da pedagogia freireana nos métodos de ensino e aprendizagem da graduação de Enfermagem . Método: revisão bibliográfica, realizada em publicações das reuniões da ANPED, Scielo e obras de Paulo Freire. Resultado: A pedagogia de Freire no curso de Enfermagem possibilita a criticidade do aluno frente à realidade. A incorporação da metodologia problematizadora inspirada em Freire contribui na formação profissional ao permitir protagonismo do aluno na resolução de problemas, trabalho em equipe e compreensão de aspectos socioeconômicos, culturais e políticos, considerados determinantes para qualidade vida. Conclusão: o estudo permite discussões posteriores e a reflexão sobre o método mais assertivo na formação de enfermeiros.  
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