A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weyh, Laís Francine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nehring, Cátia Maria, Weyh, Cênio Back
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858
Resumo: O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. 
id VERACRUZ-0_a360912745c0fda77d0f7aaa7b5196b9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12858
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologiesPaulo FreireProcesso de ensino-aprendizagemMetodologias ativas. Ensino a distância.O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1285810.34117/bjdv6n7-171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 44497-44507Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 44497-44507Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 44497-445072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858/10874Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeyh, Laís FrancineNehring, Cátia MariaWeyh, Cênio Back2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12858Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:49.984408Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
title A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
spellingShingle A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
Weyh, Laís Francine
Paulo Freire
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologias ativas. Ensino a distância.
title_short A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
title_full A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
title_fullStr A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
title_full_unstemmed A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
title_sort A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
author Weyh, Laís Francine
author_facet Weyh, Laís Francine
Nehring, Cátia Maria
Weyh, Cênio Back
author_role author
author2 Nehring, Cátia Maria
Weyh, Cênio Back
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weyh, Laís Francine
Nehring, Cátia Maria
Weyh, Cênio Back
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologias ativas. Ensino a distância.
topic Paulo Freire
Processo de ensino-aprendizagem
Metodologias ativas. Ensino a distância.
description O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858
10.34117/bjdv6n7-171
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858/10874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 44497-44507
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 44497-44507
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 44497-44507
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645462537764864