A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858 |
Resumo: | O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. |
id |
VERACRUZ-0_a360912745c0fda77d0f7aaa7b5196b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12858 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologiesPaulo FreireProcesso de ensino-aprendizagemMetodologias ativas. Ensino a distância.O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1285810.34117/bjdv6n7-171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 44497-44507Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 44497-44507Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 44497-445072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858/10874Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeyh, Laís FrancineNehring, Cátia MariaWeyh, Cênio Back2020-08-11T15:17:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12858Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:49.984408Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
title |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
spellingShingle |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies Weyh, Laís Francine Paulo Freire Processo de ensino-aprendizagem Metodologias ativas. Ensino a distância. |
title_short |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
title_full |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
title_fullStr |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
title_full_unstemmed |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
title_sort |
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias/Problematizing education of Paulo Freire in the teaching-learning process with new technologies |
author |
Weyh, Laís Francine |
author_facet |
Weyh, Laís Francine Nehring, Cátia Maria Weyh, Cênio Back |
author_role |
author |
author2 |
Nehring, Cátia Maria Weyh, Cênio Back |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weyh, Laís Francine Nehring, Cátia Maria Weyh, Cênio Back |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Processo de ensino-aprendizagem Metodologias ativas. Ensino a distância. |
topic |
Paulo Freire Processo de ensino-aprendizagem Metodologias ativas. Ensino a distância. |
description |
O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educação a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o método de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. Quanto às características, a investigação apresenta-se como bibliográfica de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepção de educação problematizadora, que oposta à bancária, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o diálogo, a participação e interação contínua são palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensão dos conteúdos, que interligando teoria e prática tornam o aprender significativo. Além disso, as novas tecnologias de informação e comunicação contribuem positivamente para a prática pedagógica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858 10.34117/bjdv6n7-171 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12858/10874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 44497-44507 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 44497-44507 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 44497-44507 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645462537764864 |