Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514 |
Resumo: | A transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2 escancarou a violência vivenciada pelas pessoas com deficiência, que vinham sendo vítimas do esfacelamento das Políticas Públicas e Direitos Sociais conquistados, a exemplo do Decreto nº 10502/2020, que traduz a violação do Direito à educação. Nesse contexto, o presente ensaio visa a investigar os possíveis efeitos deste Decreto na educação brasileira para pessoas com deficiência em tempos de enfrentamento ao COVID-19, vislumbrando a inclusão deste segmento através da efetivação do direito à educação. Nossa pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, utilizando-se do Decreto nº 10502/2020, outras normativas e artigos científicos sobre educação para pessoas com deficiência. Como resultados esperados, é possível perceber que o Decreto volta ao paradigma da segregação desse grupo, de modo que seus efeitos acabam ferindo princípios de tratados de direitos humanos e a CF/88, pois a educação brasileira deve ser inclusiva, ainda que em tempos de enfrentamento ao COVID-19. |
id |
UEMG-3_b4d4da65292c271ffa67bf74a87ac106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5514 |
network_acronym_str |
UEMG-3 |
network_name_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência Direito à educaçãoPessoas com deficiênciaCapacitismoCOVID-19Decreto nº 10502/2020A transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2 escancarou a violência vivenciada pelas pessoas com deficiência, que vinham sendo vítimas do esfacelamento das Políticas Públicas e Direitos Sociais conquistados, a exemplo do Decreto nº 10502/2020, que traduz a violação do Direito à educação. Nesse contexto, o presente ensaio visa a investigar os possíveis efeitos deste Decreto na educação brasileira para pessoas com deficiência em tempos de enfrentamento ao COVID-19, vislumbrando a inclusão deste segmento através da efetivação do direito à educação. Nossa pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, utilizando-se do Decreto nº 10502/2020, outras normativas e artigos científicos sobre educação para pessoas com deficiência. Como resultados esperados, é possível perceber que o Decreto volta ao paradigma da segregação desse grupo, de modo que seus efeitos acabam ferindo princípios de tratados de direitos humanos e a CF/88, pois a educação brasileira deve ser inclusiva, ainda que em tempos de enfrentamento ao COVID-19.EdUEMG2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 4 n. 1 (2021): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 203-2252596-1772reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514/3614Copyright (c) 2021 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel de Moraes, Letícia MariaPereira de Lima, Talita MariaSiqueira Campos Lima, Rafaella Asfora2021-07-15T08:07:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5514Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2021-07-15T08:07:59Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
title |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência Maciel de Moraes, Letícia Maria Direito à educação Pessoas com deficiência Capacitismo COVID-19 Decreto nº 10502/2020 |
title_short |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
title_full |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
title_sort |
Os impactos da Nova Política Nacional de Educação Especial no direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência |
author |
Maciel de Moraes, Letícia Maria |
author_facet |
Maciel de Moraes, Letícia Maria Pereira de Lima, Talita Maria Siqueira Campos Lima, Rafaella Asfora |
author_role |
author |
author2 |
Pereira de Lima, Talita Maria Siqueira Campos Lima, Rafaella Asfora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel de Moraes, Letícia Maria Pereira de Lima, Talita Maria Siqueira Campos Lima, Rafaella Asfora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Pessoas com deficiência Capacitismo COVID-19 Decreto nº 10502/2020 |
topic |
Direito à educação Pessoas com deficiência Capacitismo COVID-19 Decreto nº 10502/2020 |
description |
A transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2 escancarou a violência vivenciada pelas pessoas com deficiência, que vinham sendo vítimas do esfacelamento das Políticas Públicas e Direitos Sociais conquistados, a exemplo do Decreto nº 10502/2020, que traduz a violação do Direito à educação. Nesse contexto, o presente ensaio visa a investigar os possíveis efeitos deste Decreto na educação brasileira para pessoas com deficiência em tempos de enfrentamento ao COVID-19, vislumbrando a inclusão deste segmento através da efetivação do direito à educação. Nossa pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, utilizando-se do Decreto nº 10502/2020, outras normativas e artigos científicos sobre educação para pessoas com deficiência. Como resultados esperados, é possível perceber que o Decreto volta ao paradigma da segregação desse grupo, de modo que seus efeitos acabam ferindo princípios de tratados de direitos humanos e a CF/88, pois a educação brasileira deve ser inclusiva, ainda que em tempos de enfrentamento ao COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/5514/3614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 SCIAS. Direitos Humanos e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 SCIAS. Direitos Humanos e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 4 n. 1 (2021): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 203-225 2596-1772 reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
collection |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadheeducacao@uemg.br |
_version_ |
1814984280117346304 |