A presença de Antígona: sobre o direito à resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375
Resumo: Partindo da figura de Antígona e evocando o direito à resistência, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva que examina os esforços de resistência política e intelectual ao Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, por parte da sociedade civil brasileira. Tomando como parâmetro repercussões públicas a esse decreto, o texto expõe e analisa posicionamentos de associações científicas, acadêmicas e profissionais ligadas à defesa da Educação Especial na perspectiva inclusiva, indicando que as manifestações analisadas se aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximam as associações signatárias da resistência política e intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos como base de sustentação do repertório utilizado.
id UFPR-4_0452c13223c62c7d5d978c7bbeabfbe0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/77375
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A presença de Antígona: sobre o direito à resistênciaadministração educacional; administração de redes e sistemas de ensinoResistencia intelectual; Políticas de Inclusão; Decreto 10.502/2020.administração educacionalPartindo da figura de Antígona e evocando o direito à resistência, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva que examina os esforços de resistência política e intelectual ao Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, por parte da sociedade civil brasileira. Tomando como parâmetro repercussões públicas a esse decreto, o texto expõe e analisa posicionamentos de associações científicas, acadêmicas e profissionais ligadas à defesa da Educação Especial na perspectiva inclusiva, indicando que as manifestações analisadas se aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximam as associações signatárias da resistência política e intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos como base de sustentação do repertório utilizado.UFPRCNPqEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77375Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77375Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e773751984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375/50414Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/77375Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:07Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
title A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
spellingShingle A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
administração educacional; administração de redes e sistemas de ensino
Resistencia intelectual; Políticas de Inclusão; Decreto 10.502/2020.
administração educacional
title_short A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
title_full A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
title_fullStr A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
title_full_unstemmed A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
title_sort A presença de Antígona: sobre o direito à resistência
author Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_facet Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv administração educacional; administração de redes e sistemas de ensino
Resistencia intelectual; Políticas de Inclusão; Decreto 10.502/2020.
administração educacional
topic administração educacional; administração de redes e sistemas de ensino
Resistencia intelectual; Políticas de Inclusão; Decreto 10.502/2020.
administração educacional
description Partindo da figura de Antígona e evocando o direito à resistência, o texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental e bibliográfica, conduzida por uma metodologia analítico-reconstrutiva que examina os esforços de resistência política e intelectual ao Decreto 10.502, de 30 de setembro de 2020, por parte da sociedade civil brasileira. Tomando como parâmetro repercussões públicas a esse decreto, o texto expõe e analisa posicionamentos de associações científicas, acadêmicas e profissionais ligadas à defesa da Educação Especial na perspectiva inclusiva, indicando que as manifestações analisadas se aproximam da resistência civil, marcando o contra-argumento a uma iniciativa institucional e governamental que, supostamente, seria inadequada ao contexto ao qual se aplica. Tais manifestações também aproximam as associações signatárias da resistência política e intelectual, no momento em que evidenciam argumentos técnicos como base de sustentação do repertório utilizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77375/50414
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77375
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77375
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e77375
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900801433600