Letramento literário: evolução intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Anelise Schroeder
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ávalos, Célia Maria Vieira, Borges, Igor Alexandre B. G., Paim, Laura Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407
Resumo: Ao desenvolver-se o olhar crítico pode-se subsidiar, de forma bastante lúcida, o direcionamento para o trabalho com as obras literárias, pois, o letramento do sujeito sem um viés que o aproxime de fatores culturais e artísticos, constituir-se-á de forma maçante e unilateral. A leitura é um estado singular de interação entre leitor e obra e, essa interação conduz à reflexão sobre a magnitude do papel social por ela desempenhado: formar seres capazes de transformar sua realidade; de atuar de forma positiva no meio em que vivem. Tornar-se um leitor implica atentar-se para a representação de nosso contexto atual, sem sofrer a ação corrosiva que ele proporciona. A literatura potencializa inúmeras dimensões do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e letramento literário, sem essa engrenagem não propiciará uma guinada suficiente para que esse sujeito torne-se um indivíduo transformador do contexto social e, posicione-se de forma concisa e lúcida perante a vida. Isso é justamente o motivo pelo qual o estudo da literatura é necessário, pois a representatividade que ela proporciona é ímpar e polissêmica.
id UEMS-2_39edf54826b067df4372cd3e4d71a029
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/407
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Letramento literário: evolução intelectualLiteraturaLeituraLetramento.Ao desenvolver-se o olhar crítico pode-se subsidiar, de forma bastante lúcida, o direcionamento para o trabalho com as obras literárias, pois, o letramento do sujeito sem um viés que o aproxime de fatores culturais e artísticos, constituir-se-á de forma maçante e unilateral. A leitura é um estado singular de interação entre leitor e obra e, essa interação conduz à reflexão sobre a magnitude do papel social por ela desempenhado: formar seres capazes de transformar sua realidade; de atuar de forma positiva no meio em que vivem. Tornar-se um leitor implica atentar-se para a representação de nosso contexto atual, sem sofrer a ação corrosiva que ele proporciona. A literatura potencializa inúmeras dimensões do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e letramento literário, sem essa engrenagem não propiciará uma guinada suficiente para que esse sujeito torne-se um indivíduo transformador do contexto social e, posicione-se de forma concisa e lúcida perante a vida. Isso é justamente o motivo pelo qual o estudo da literatura é necessário, pois a representatividade que ela proporciona é ímpar e polissêmica.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 9 (2014): Estudos historiográficos em debate; 75 - 882179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407/376Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Anelise SchroederÁvalos, Célia Maria VieiraBorges, Igor Alexandre B. G.Paim, Laura Maria2017-04-21T13:14:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/407Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-21T13:14:31REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário: evolução intelectual
title Letramento literário: evolução intelectual
spellingShingle Letramento literário: evolução intelectual
dos Santos, Anelise Schroeder
Literatura
Leitura
Letramento.
title_short Letramento literário: evolução intelectual
title_full Letramento literário: evolução intelectual
title_fullStr Letramento literário: evolução intelectual
title_full_unstemmed Letramento literário: evolução intelectual
title_sort Letramento literário: evolução intelectual
author dos Santos, Anelise Schroeder
author_facet dos Santos, Anelise Schroeder
Ávalos, Célia Maria Vieira
Borges, Igor Alexandre B. G.
Paim, Laura Maria
author_role author
author2 Ávalos, Célia Maria Vieira
Borges, Igor Alexandre B. G.
Paim, Laura Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Anelise Schroeder
Ávalos, Célia Maria Vieira
Borges, Igor Alexandre B. G.
Paim, Laura Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
Letramento.
topic Literatura
Leitura
Letramento.
description Ao desenvolver-se o olhar crítico pode-se subsidiar, de forma bastante lúcida, o direcionamento para o trabalho com as obras literárias, pois, o letramento do sujeito sem um viés que o aproxime de fatores culturais e artísticos, constituir-se-á de forma maçante e unilateral. A leitura é um estado singular de interação entre leitor e obra e, essa interação conduz à reflexão sobre a magnitude do papel social por ela desempenhado: formar seres capazes de transformar sua realidade; de atuar de forma positiva no meio em que vivem. Tornar-se um leitor implica atentar-se para a representação de nosso contexto atual, sem sofrer a ação corrosiva que ele proporciona. A literatura potencializa inúmeras dimensões do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e letramento literário, sem essa engrenagem não propiciará uma guinada suficiente para que esse sujeito torne-se um indivíduo transformador do contexto social e, posicione-se de forma concisa e lúcida perante a vida. Isso é justamente o motivo pelo qual o estudo da literatura é necessário, pois a representatividade que ela proporciona é ímpar e polissêmica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 9 (2014): Estudos historiográficos em debate; 75 - 88
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174563280257024