Letramento literário: evolução intelectual
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/407 |
Resumo: | Ao desenvolver-se o olhar crítico pode-se subsidiar, de forma bastante lúcida, o direcionamento para o trabalho com as obras literárias, pois, o letramento do sujeito sem um viés que o aproxime de fatores culturais e artísticos, constituir-se-á de forma maçante e unilateral. A leitura é um estado singular de interação entre leitor e obra e, essa interação conduz à reflexão sobre a magnitude do papel social por ela desempenhado: formar seres capazes de transformar sua realidade; de atuar de forma positiva no meio em que vivem. Tornar-se um leitor implica atentar-se para a representação de nosso contexto atual, sem sofrer a ação corrosiva que ele proporciona. A literatura potencializa inúmeras dimensões do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e letramento literário, sem essa engrenagem não propiciará uma guinada suficiente para que esse sujeito torne-se um indivíduo transformador do contexto social e, posicione-se de forma concisa e lúcida perante a vida. Isso é justamente o motivo pelo qual o estudo da literatura é necessário, pois a representatividade que ela proporciona é ímpar e polissêmica. |
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