RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortate, Roberto Kennedy
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Eduarda Fernanda, Gonçalves, Edmar Gustavo de Souza, Lima, Max Wendell de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Agricultura Neotropical
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/2202
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a resposta de plantas de milho submetidas a diferentes fontes de adubos nitrogenados. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados (DBC), com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 parcelas. Os tratamentos usados foram: T1= controle (sem aplicação de N), T2= 300 kg ha-1 de sulfato de amônio (18% de N), T3= 200 kg ha-1 de ureia (45% de N) e T4= 2 L ha-1 de Fortune® (20% de N), os quais foram aplicados em adubação de cobertura via solo e via foliar, conforme especificidade de cada produto, entre os estádios fenológicos V6 e V8. Os parâmetros avaliados foram: clorofila total (SPAD), diâmetro de espigas (cm), número de fileiras de grãos por espiga, massa de grãos por espiga (g), comprimento de espigas (cm) e produtividade de grãos (kg ha-1). O tratamento T3 foi superior a todos os parâmetros avaliados, exceto quanto ao número de grãos por espiga que não apresentou diferenças estatísticas para nenhum tratamento. Concluiu-se que de fato, a demanda por N pelas plantas de milho é muito alta e que a mesma responde bem a adubação de cobertura com ureia e sulfato de amônio e que o fertilizante foliar Fortune® aplicado via foliar, pode contribuir para incremento na produtividade da cultura do milho, mas não consegue suprir a demanda de N pela cultura, quando aplicado como única forma de fornecimento de N inorgânico às plantas.
id UEMS_90d888248cc7d18437dd566505c149e4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.uems.br:article/2202
network_acronym_str UEMS
network_name_str Revista de Agricultura Neotropical
repository_id_str
spelling RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIOO presente trabalho teve por objetivo avaliar a resposta de plantas de milho submetidas a diferentes fontes de adubos nitrogenados. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados (DBC), com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 parcelas. Os tratamentos usados foram: T1= controle (sem aplicação de N), T2= 300 kg ha-1 de sulfato de amônio (18% de N), T3= 200 kg ha-1 de ureia (45% de N) e T4= 2 L ha-1 de Fortune® (20% de N), os quais foram aplicados em adubação de cobertura via solo e via foliar, conforme especificidade de cada produto, entre os estádios fenológicos V6 e V8. Os parâmetros avaliados foram: clorofila total (SPAD), diâmetro de espigas (cm), número de fileiras de grãos por espiga, massa de grãos por espiga (g), comprimento de espigas (cm) e produtividade de grãos (kg ha-1). O tratamento T3 foi superior a todos os parâmetros avaliados, exceto quanto ao número de grãos por espiga que não apresentou diferenças estatísticas para nenhum tratamento. Concluiu-se que de fato, a demanda por N pelas plantas de milho é muito alta e que a mesma responde bem a adubação de cobertura com ureia e sulfato de amônio e que o fertilizante foliar Fortune® aplicado via foliar, pode contribuir para incremento na produtividade da cultura do milho, mas não consegue suprir a demanda de N pela cultura, quando aplicado como única forma de fornecimento de N inorgânico às plantas.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/220210.32404/rean.v5i1.2202Revista de Agricultura Neotropical; v. 5 n. 1 (2018): Revista de Agricultura Neotropical; 1-6REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 5 No. 1 (2018): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 1-62358-630310.32404/rean.v5i1reponame:Revista de Agricultura Neotropicalinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/2202/2080Copyright (c) 2018 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICALinfo:eu-repo/semantics/openAccessMortate, Roberto KennedyNascimento, Eduarda FernandaGonçalves, Edmar Gustavo de SouzaLima, Max Wendell de Paula2021-07-22T09:59:32ZRevistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineoPUB
dc.title.none.fl_str_mv RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
title RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
spellingShingle RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
Mortate, Roberto Kennedy
title_short RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
title_full RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
title_fullStr RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
title_full_unstemmed RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
title_sort RESPOSTA DO MILHO (Zea Mays L.) À ADUBAÇÃO FOLIAR E VIA SOLO DE NITROGÊNIO
author Mortate, Roberto Kennedy
author_facet Mortate, Roberto Kennedy
Nascimento, Eduarda Fernanda
Gonçalves, Edmar Gustavo de Souza
Lima, Max Wendell de Paula
author_role author
author2 Nascimento, Eduarda Fernanda
Gonçalves, Edmar Gustavo de Souza
Lima, Max Wendell de Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortate, Roberto Kennedy
Nascimento, Eduarda Fernanda
Gonçalves, Edmar Gustavo de Souza
Lima, Max Wendell de Paula
description O presente trabalho teve por objetivo avaliar a resposta de plantas de milho submetidas a diferentes fontes de adubos nitrogenados. O experimento foi conduzido em um delineamento em blocos casualizados (DBC), com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 parcelas. Os tratamentos usados foram: T1= controle (sem aplicação de N), T2= 300 kg ha-1 de sulfato de amônio (18% de N), T3= 200 kg ha-1 de ureia (45% de N) e T4= 2 L ha-1 de Fortune® (20% de N), os quais foram aplicados em adubação de cobertura via solo e via foliar, conforme especificidade de cada produto, entre os estádios fenológicos V6 e V8. Os parâmetros avaliados foram: clorofila total (SPAD), diâmetro de espigas (cm), número de fileiras de grãos por espiga, massa de grãos por espiga (g), comprimento de espigas (cm) e produtividade de grãos (kg ha-1). O tratamento T3 foi superior a todos os parâmetros avaliados, exceto quanto ao número de grãos por espiga que não apresentou diferenças estatísticas para nenhum tratamento. Concluiu-se que de fato, a demanda por N pelas plantas de milho é muito alta e que a mesma responde bem a adubação de cobertura com ureia e sulfato de amônio e que o fertilizante foliar Fortune® aplicado via foliar, pode contribuir para incremento na produtividade da cultura do milho, mas não consegue suprir a demanda de N pela cultura, quando aplicado como única forma de fornecimento de N inorgânico às plantas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/2202
10.32404/rean.v5i1.2202
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/2202
identifier_str_mv 10.32404/rean.v5i1.2202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/agrineo/article/view/2202/2080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Agricultura Neotropical; v. 5 n. 1 (2018): Revista de Agricultura Neotropical; 1-6
REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; Vol. 5 No. 1 (2018): REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL; 1-6
2358-6303
10.32404/rean.v5i1
reponame:Revista de Agricultura Neotropical
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str Revista de Agricultura Neotropical
collection Revista de Agricultura Neotropical
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1732994898668290048