Eficiência tratória de um trator agrícola de pneus em função da superfície de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, João Victor Tartaglia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27701
Resumo: O trator agrícola é a principal fonte de potência utilizada para tracionar e acionar implementos e máquinas agrícolas. Seria ideal que toda potência produzida pelo motor fosse utilizada para exercer tração. No entanto, existem perdas associadas à conversão de energia, transmissão e interação dos dispositivos de tração com o solo. Uma vez que os custos associados às operações mecanizadas representam uma grande parcela dos custos de produção agrícola, é importante avaliar o desempenho energético de tratores e máquinas agrícolas. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência da carga e da superfície de tráfego sobre o desempenho operacional de um trator agrícola de pneus. O ensaio de tração foi conduzido no município de Viçosa (MG). Foi utilizado um trator-lastro que foi tracionado por meio de um cabo de aço pelo trator avaliado. Foi avaliado um trator John Deere ® , modelo 5705 4x2 com tração dianteira auxiliar (TDA) e potência nominal de 63 kW (85 cv) no motor a 2250 rpm. Foram avaliadas três superfícies de tráfego (solos manejados sob sistema de plantio direto, cultivo mínimo e preparo convencional) e quatro esforços de tração (9,47; 11,41; 15,05 e 22,33 kN), obtidos pela variação das marchas do trator-lastro. Os dados coletados em campo via sensores eletrônicos instalados no trator avaliado e, posteriormente, foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Houve interação dos fatores carga e superfície ao nível de 1% de significância para todas as variáveis analisadas. O solo manejado sob plantio convencional apresentou os maiores valores de patinagem, seguido do cultivo mínimo e plantio direto. O maior consumo específico de combustível ocorreu no plantio convencional (1,67 L·kW -1 ·h -1 ) e o menor no plantio direto (0,50 L·kW -1 ·h -1 ). A maior eficiência tratória foi obtida na superfície de cultivo mínimo (0,80) e a menor no plantio convencional (0,27). As superfícies mais consolidadas (plantio direto e cultivo mínimo) apresentaram desempenho operacional superior para os parâmetros avaliados, em relação à superfície de solo mobilizado (plantio convencional). Palavras-chave: eficiência energética; mecanização agrícola; relação máquina-solo.
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spelling Paixão, Gefferson Pereira daMoreira, João Victor TartagliaFurtado Júnior, Marconi Ribeiro2021-04-21T17:57:42Z2021-04-21T17:57:42Z2020-12-02MOREIRA, João Victor Tartaglia. Eficiência tratória de um trator agrícola de pneus em função da superfície de tráfego. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia Agrícola e Ambiental - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.https://locus.ufv.br//handle/123456789/27701O trator agrícola é a principal fonte de potência utilizada para tracionar e acionar implementos e máquinas agrícolas. Seria ideal que toda potência produzida pelo motor fosse utilizada para exercer tração. No entanto, existem perdas associadas à conversão de energia, transmissão e interação dos dispositivos de tração com o solo. Uma vez que os custos associados às operações mecanizadas representam uma grande parcela dos custos de produção agrícola, é importante avaliar o desempenho energético de tratores e máquinas agrícolas. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência da carga e da superfície de tráfego sobre o desempenho operacional de um trator agrícola de pneus. O ensaio de tração foi conduzido no município de Viçosa (MG). Foi utilizado um trator-lastro que foi tracionado por meio de um cabo de aço pelo trator avaliado. Foi avaliado um trator John Deere ® , modelo 5705 4x2 com tração dianteira auxiliar (TDA) e potência nominal de 63 kW (85 cv) no motor a 2250 rpm. Foram avaliadas três superfícies de tráfego (solos manejados sob sistema de plantio direto, cultivo mínimo e preparo convencional) e quatro esforços de tração (9,47; 11,41; 15,05 e 22,33 kN), obtidos pela variação das marchas do trator-lastro. Os dados coletados em campo via sensores eletrônicos instalados no trator avaliado e, posteriormente, foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Houve interação dos fatores carga e superfície ao nível de 1% de significância para todas as variáveis analisadas. O solo manejado sob plantio convencional apresentou os maiores valores de patinagem, seguido do cultivo mínimo e plantio direto. O maior consumo específico de combustível ocorreu no plantio convencional (1,67 L·kW -1 ·h -1 ) e o menor no plantio direto (0,50 L·kW -1 ·h -1 ). A maior eficiência tratória foi obtida na superfície de cultivo mínimo (0,80) e a menor no plantio convencional (0,27). As superfícies mais consolidadas (plantio direto e cultivo mínimo) apresentaram desempenho operacional superior para os parâmetros avaliados, em relação à superfície de solo mobilizado (plantio convencional). Palavras-chave: eficiência energética; mecanização agrícola; relação máquina-solo.Tractors are the main power source used for pulling implements and agricultural machines. An ideal scenario would be converting all the power generated by the engine into useful traction, however, there are power losses due energy conversion, transmission and interaction between tractive device and soil surface. Since field machine operations contribute a major portion of the total cost of crop production, it is important to evaluate energetic performance of agricultural tractors and machines. This study aimed to investigate the influence of load and soil surface on the operational performance of a wheeled agricultural tractor. The field traction tests occurred at Viçosa (MG). A braking tractor was connected to a pulling tractor by a steel cable. The studied tractor was a 63 kW (85 cv) mechanical front-wheel drive (MFWD) John Deere ® (5705), at engine speed of 2250 rpm. Three cropping systems were used to impose experimental traffic conditions (no-till, minimum tillage and tilled soil) and four different loads (9,47; 11,41; 15,05 and 22,33 kN), obtained by shifting gears on the braking tractor. Tractor data was collected using electronic sensors, and then an analysis of variance (ANOVA) was performed over the data. There was interaction among the factors load and traffic surface at 1% significance level and the observations. Higher travel reduction ratios were found on tilled soil, followed by minimum tillage and no-till soils. The biggest value for specific fuel consumption was found on tilled soil (1,67 L·kW -1 ·h -1 ) and the smallest on no-till (0,50 L·kW -1 ·h -1 ). The highest tractive efficiency occurred at minimum tillage surface (0,80) and the lowest at tilled soil (0,27). Best traction performance was found on more structured soil surfaces (no-till and minimum tillage) for the evaluated parameters, when compared to mobilized soil (tilled surface). Keywords: agricultural mechanization; energetic efficiency; terramechanics.porUniversidade Federal de ViçosaEficiência energéticaMecanização agrícolaRelação máquina-soloEngenharia AgrícolaEficiência tratória de um trator agrícola de pneus em função da superfície de tráfegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGraduaçãoreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf448311https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27701/1/texto%20completo.pdfd16a8f7ba88344708dc42e8d438da9b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/27701/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/277012021-04-21 15:44:56.096oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452021-04-21T18:44:56LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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