Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa. |
id |
UEMT-1_16076eafd95b832bd2e62e1170481037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11222 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.Ensino de língua portuguesa mediado por gêneros discursivos da esfera argumentativa em um livro didáticoLivro DidáticoGêneros DiscursivosEnsino de Língua PortuguesaEste estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa. Universidade do Estado de Mato Grosso2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 6 n. 1 (2022)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222/7981Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jobson Jorge daHenz, Rossana Regina Guimarães Ramos2024-06-07T16:41:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11222Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2024-06-07T16:41:01Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. Ensino de língua portuguesa mediado por gêneros discursivos da esfera argumentativa em um livro didático |
title |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
spellingShingle |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. Silva, Jobson Jorge da Livro Didático Gêneros Discursivos Ensino de Língua Portuguesa |
title_short |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
title_full |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
title_fullStr |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
title_full_unstemmed |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
title_sort |
Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. |
author |
Silva, Jobson Jorge da |
author_facet |
Silva, Jobson Jorge da Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jobson Jorge da Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Gêneros Discursivos Ensino de Língua Portuguesa |
topic |
Livro Didático Gêneros Discursivos Ensino de Língua Portuguesa |
description |
Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222/7981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 6 n. 1 (2022) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016478568448 |