Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jobson Jorge da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222
Resumo: Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa.
id UEMT-1_16076eafd95b832bd2e62e1170481037
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11222
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.Ensino de língua portuguesa mediado por gêneros discursivos da esfera argumentativa em um livro didáticoLivro DidáticoGêneros DiscursivosEnsino de Língua PortuguesaEste estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa. Universidade do Estado de Mato Grosso2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 6 n. 1 (2022)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222/7981Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jobson Jorge daHenz, Rossana Regina Guimarães Ramos2024-06-07T16:41:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11222Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2024-06-07T16:41:01Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
Ensino de língua portuguesa mediado por gêneros discursivos da esfera argumentativa em um livro didático
title Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
spellingShingle Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
Silva, Jobson Jorge da
Livro Didático
Gêneros Discursivos
Ensino de Língua Portuguesa
title_short Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
title_full Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
title_fullStr Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
title_full_unstemmed Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
title_sort Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
author Silva, Jobson Jorge da
author_facet Silva, Jobson Jorge da
Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
author_role author
author2 Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jobson Jorge da
Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Gêneros Discursivos
Ensino de Língua Portuguesa
topic Livro Didático
Gêneros Discursivos
Ensino de Língua Portuguesa
description Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11222/7981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 6 n. 1 (2022)
2594-9063
reponame:Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Traços de Linguagem
collection Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revista.tracos@unemat.br
_version_ 1808848016478568448