O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-de-Deus, Divino Alex
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Almeida, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125
Resumo: A partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio.
id UEMT-1_2656ff8a8a431bb6621cc9d6f0bb7b61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4125
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Revista: Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguísticaA partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/412510.30681/2594.9063.2019v3n1id4125Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Revista: Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125/3712Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha-de-Deus, Divino Alexde Almeida, Eliana2023-06-25T01:05:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4125Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oai2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:48Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
title O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
spellingShingle O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
Rocha-de-Deus, Divino Alex
title_short O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
title_full O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
title_fullStr O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
title_full_unstemmed O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
title_sort O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
author Rocha-de-Deus, Divino Alex
author_facet Rocha-de-Deus, Divino Alex
de Almeida, Eliana
author_role author
author2 de Almeida, Eliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha-de-Deus, Divino Alex
de Almeida, Eliana
description A partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125
10.30681/2594.9063.2019v3n1id4125
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125
identifier_str_mv 10.30681/2594.9063.2019v3n1id4125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125/3712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)
2594-9063
reponame:Revista: Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Revista: Traços de Linguagem
collection Revista: Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313159750057984