O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125 |
Resumo: | A partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio. |
id |
UEMT-1_2656ff8a8a431bb6621cc9d6f0bb7b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4125 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguísticaA partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125/3712Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha-de-Deus, Divino Alexde Almeida, Eliana2023-06-25T01:05:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4125Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:48Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
title |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
spellingShingle |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística Rocha-de-Deus, Divino Alex |
title_short |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
title_full |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
title_fullStr |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
title_full_unstemmed |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
title_sort |
O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística |
author |
Rocha-de-Deus, Divino Alex |
author_facet |
Rocha-de-Deus, Divino Alex de Almeida, Eliana |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Eliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha-de-Deus, Divino Alex de Almeida, Eliana |
description |
A partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4125/3712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Divino Alex Rocha-de-Deus, Eliana de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016239493120 |