Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526 |
Resumo: | O funcionamento de um discurso discriminatório ainda está presente na escola e é uma das principais causas da prática de bullying e racismo. O objetivo deste artigo é analisar, consoante a Análise de Discurso pecheuxtiana, o discurso do sujeito-aluno no Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo, que sofreu bullying no Ensino Fundamental. As análises apontam a naturalização do racismo e da prática do bullying, na escola, e os sentidos movimentam-se entre o silenciamento da vítima, em alguns casos, e a resistência, em outros. |
id |
UEMT-1_6fd5f062bd9c7a8856df094f90a41220 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12526 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolarBullying and racism in the discourse of students who are victims of school violenceBullyingHigh schoolRacismViolenceBullyingEnsino MédioRacismoViolênciaO funcionamento de um discurso discriminatório ainda está presente na escola e é uma das principais causas da prática de bullying e racismo. O objetivo deste artigo é analisar, consoante a Análise de Discurso pecheuxtiana, o discurso do sujeito-aluno no Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo, que sofreu bullying no Ensino Fundamental. As análises apontam a naturalização do racismo e da prática do bullying, na escola, e os sentidos movimentam-se entre o silenciamento da vítima, em alguns casos, e a resistência, em outros.The functioning of a discriminatory discourse is still present in schools and is one of the main causes of bullying and racism. The aim of this article is to analyze, according to Pecheuxtian Discourse Analysis, the discourse of a subject-student in High School, from a public school in the interior of São Paulo, who was bullied in elementary school. The analyses point to the naturalization of racism and the practice of bullying, at school, and the meanings move between silencing the victim, in some cases, and resistance in others.Universidade do Estado de Mato Grosso2024-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 2 (2024): Discurso e Direitos Sociais (volume 2)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526/8502Copyright (c) 2024 Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paulahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacífico, Soraya Maria Romano Paula, Thaís Silva Marinheiro de2024-06-07T17:31:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12526Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2024-06-07T17:31:06Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar Bullying and racism in the discourse of students who are victims of school violence |
title |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
spellingShingle |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar Pacífico, Soraya Maria Romano Bullying High school Racism Violence Bullying Ensino Médio Racismo Violência |
title_short |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
title_full |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
title_fullStr |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
title_sort |
Bullying e racismo no discurso de alunos vítimas de violência no espaço escolar |
author |
Pacífico, Soraya Maria Romano |
author_facet |
Pacífico, Soraya Maria Romano Paula, Thaís Silva Marinheiro de |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Thaís Silva Marinheiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacífico, Soraya Maria Romano Paula, Thaís Silva Marinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying High school Racism Violence Bullying Ensino Médio Racismo Violência |
topic |
Bullying High school Racism Violence Bullying Ensino Médio Racismo Violência |
description |
O funcionamento de um discurso discriminatório ainda está presente na escola e é uma das principais causas da prática de bullying e racismo. O objetivo deste artigo é analisar, consoante a Análise de Discurso pecheuxtiana, o discurso do sujeito-aluno no Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo, que sofreu bullying no Ensino Fundamental. As análises apontam a naturalização do racismo e da prática do bullying, na escola, e os sentidos movimentam-se entre o silenciamento da vítima, em alguns casos, e a resistência, em outros. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/12526/8502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Soraya Maria Romano Pacífico, Thaís Silva Marinheiro de Paula https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 2 (2024): Discurso e Direitos Sociais (volume 2) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016548823040 |