O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128 |
Resumo: | este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios. |
id |
UEMT-1_c697827696fd4a5cb7f861e67387bceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4128 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128/3715Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumprihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCumpri, Marcos Luiz2023-06-25T01:05:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4128Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:47Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
title |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
spellingShingle |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? Cumpri, Marcos Luiz |
title_short |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
title_full |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
title_fullStr |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
title_full_unstemmed |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
title_sort |
O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica? |
author |
Cumpri, Marcos Luiz |
author_facet |
Cumpri, Marcos Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cumpri, Marcos Luiz |
description |
este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128/3715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumpri https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumpri https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016242638848 |