O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cumpri, Marcos Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128
Resumo: este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios.
id UEMT-1_c697827696fd4a5cb7f861e67387bceb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4128
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128/3715Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumprihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCumpri, Marcos Luiz2023-06-25T01:05:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4128Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:47Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
title O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
spellingShingle O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
Cumpri, Marcos Luiz
title_short O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
title_full O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
title_fullStr O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
title_full_unstemmed O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
title_sort O que as crianças têm a nos ensinar sobre semântica?
author Cumpri, Marcos Luiz
author_facet Cumpri, Marcos Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cumpri, Marcos Luiz
description este artigo pretende mostrar processos de representação e de significação linguísticas por meio da fala da criança. À parte dos postulados clássicos de Semântica, optamos, como esteio teórico, pelo conceito de noção, proveniente da escola de Culioli (1990, 1995, 1999a) e de seus discípulos (JOLLY, 1997; REZENDE, 2009) para mostrarmos, pelas análises de excertos de falas de três crianças, que é a partir das ocorrências fenomenológicas e dos construtos oriundos das experiências físicas, psíquicas e sociais que vão sendo atribuídos valores linguísticos, isto é: noções e as suas organizações em domínios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4128/3715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumpri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marcos Luiz Cumpri
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)
2594-9063
reponame:Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Traços de Linguagem
collection Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revista.tracos@unemat.br
_version_ 1808848016242638848