INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Erica PIres
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Iveuta de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053
Resumo: Mudanças no ensino começam na formação básica dos professores. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar a concepção dos futuros docentes de pedagogia em relação ao tratamento didático dado às variantes linguísticas em sala de aula. Nosso estudo partiu do seguinte questionamento: Que tipo de tratamento didático é dado por estudantes de pedagogia à variante linguística diatópica em sala de aula? Fizemos uma pesquisa qualitativa colaborativa. Foram sujeitos de nosso estudo 19 alunos do curso de pedagogia. As diversas estratégias metodológicas elaboradas focaram, em sua maioria, no ensino da norma padrão, possibilitando, na escola, o que hoje é defendido por sociolinguístas: o acesso de todos à forma prestigiada de falar e escrever.
id UENP-2_10a90ccbc413e7571240208bbff2d084
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1053
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULAFormação de professores. Variantes linguísticas. Intervenções didáticas.Mudanças no ensino começam na formação básica dos professores. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar a concepção dos futuros docentes de pedagogia em relação ao tratamento didático dado às variantes linguísticas em sala de aula. Nosso estudo partiu do seguinte questionamento: Que tipo de tratamento didático é dado por estudantes de pedagogia à variante linguística diatópica em sala de aula? Fizemos uma pesquisa qualitativa colaborativa. Foram sujeitos de nosso estudo 19 alunos do curso de pedagogia. As diversas estratégias metodológicas elaboradas focaram, em sua maioria, no ensino da norma padrão, possibilitando, na escola, o que hoje é defendido por sociolinguístas: o acesso de todos à forma prestigiada de falar e escrever.Claraboia2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053Claraboia; n. 19 (2023): Linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessConde, Erica PIresLopes, Iveuta de Abreu2023-02-02T11:23:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1053Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-02-02T11:23:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
title INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
spellingShingle INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
Conde, Erica PIres
Formação de professores. Variantes linguísticas. Intervenções didáticas.
title_short INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
title_full INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
title_fullStr INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
title_sort INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA
author Conde, Erica PIres
author_facet Conde, Erica PIres
Lopes, Iveuta de Abreu
author_role author
author2 Lopes, Iveuta de Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Erica PIres
Lopes, Iveuta de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Variantes linguísticas. Intervenções didáticas.
topic Formação de professores. Variantes linguísticas. Intervenções didáticas.
description Mudanças no ensino começam na formação básica dos professores. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar a concepção dos futuros docentes de pedagogia em relação ao tratamento didático dado às variantes linguísticas em sala de aula. Nosso estudo partiu do seguinte questionamento: Que tipo de tratamento didático é dado por estudantes de pedagogia à variante linguística diatópica em sala de aula? Fizemos uma pesquisa qualitativa colaborativa. Foram sujeitos de nosso estudo 19 alunos do curso de pedagogia. As diversas estratégias metodológicas elaboradas focaram, em sua maioria, no ensino da norma padrão, possibilitando, na escola, o que hoje é defendido por sociolinguístas: o acesso de todos à forma prestigiada de falar e escrever.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1053/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 19 (2023): Linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422752137216