Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zélia Maria Soares Jófili, Mônica Maria Lins Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109
Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social.
id UFS-11_b3bf307ca5e8d506fb267ba423444e6d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18109
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aulaEducação AmbientalProjetos DidáticosFormação de ProfessoresO presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810910.47401/revisea.v9i1.18109Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109/13058Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo BarrosZélia Maria Soares JófiliMônica Maria Lins Santiago2022-09-29T14:45:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18109Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:45:38Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
title Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
spellingShingle Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros
Educação Ambiental
Projetos Didáticos
Formação de Professores
title_short Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
title_full Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
title_fullStr Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
title_full_unstemmed Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
title_sort Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
author Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros
author_facet Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros
Zélia Maria Soares Jófili
Mônica Maria Lins Santiago
author_role author
author2 Zélia Maria Soares Jófili
Mônica Maria Lins Santiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros
Zélia Maria Soares Jófili
Mônica Maria Lins Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Projetos Didáticos
Formação de Professores
topic Educação Ambiental
Projetos Didáticos
Formação de Professores
description O presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109
10.47401/revisea.v9i1.18109
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i1.18109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109/13058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14
2359-4993
10.47401/revisea.v9i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213822226432