O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171 |
Resumo: | O presente trabalho intenta discutir, transversalmente, as potencialidades da educação literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça-se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PNLM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe. |
id |
UENP-2_13fd76d700c42d9ab5123950d49e83df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1171 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAUEnsino da literaturaO presente trabalho intenta discutir, transversalmente, as potencialidades da educação literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça-se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PNLM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe. Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessd'Alte, Pedrod'Alte, Lia2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1171Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
title |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
spellingShingle |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU d'Alte, Pedro Ensino da literatura |
title_short |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
title_full |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
title_fullStr |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
title_sort |
O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU |
author |
d'Alte, Pedro |
author_facet |
d'Alte, Pedro d'Alte, Lia |
author_role |
author |
author2 |
d'Alte, Lia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
d'Alte, Pedro d'Alte, Lia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da literatura |
topic |
Ensino da literatura |
description |
O presente trabalho intenta discutir, transversalmente, as potencialidades da educação literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça-se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PNLM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1171/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422772060160 |