A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro da Silveira, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lemes Guerra Junior, Antonio, de Sousa Lopes, Wanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos.
id UENP-2_28724e3ac410fb61403a532a3c98d4ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos.Claraboia2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377/1128Copyright (c) 2024 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro da Silveira, Ana PaulaLemes Guerra Junior, Antoniode Sousa Lopes, Wanderlei2024-03-28T01:47:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2024-03-28T01:47:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
title A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
spellingShingle A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
Pinheiro da Silveira, Ana Paula
title_short A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
title_full A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
title_fullStr A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
title_full_unstemmed A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
title_sort A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
author Pinheiro da Silveira, Ana Paula
author_facet Pinheiro da Silveira, Ana Paula
Lemes Guerra Junior, Antonio
de Sousa Lopes, Wanderlei
author_role author
author2 Lemes Guerra Junior, Antonio
de Sousa Lopes, Wanderlei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro da Silveira, Ana Paula
Lemes Guerra Junior, Antonio
de Sousa Lopes, Wanderlei
description O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377/1128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421866090496