A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377 |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos. |
id |
UENP-2_28724e3ac410fb61403a532a3c98d4ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos.Claraboia2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377/1128Copyright (c) 2024 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro da Silveira, Ana PaulaLemes Guerra Junior, Antoniode Sousa Lopes, Wanderlei2024-03-28T01:47:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1377Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2024-03-28T01:47:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
title |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
spellingShingle |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs Pinheiro da Silveira, Ana Paula |
title_short |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
title_full |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
title_fullStr |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
title_full_unstemmed |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
title_sort |
A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs |
author |
Pinheiro da Silveira, Ana Paula |
author_facet |
Pinheiro da Silveira, Ana Paula Lemes Guerra Junior, Antonio de Sousa Lopes, Wanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Lemes Guerra Junior, Antonio de Sousa Lopes, Wanderlei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro da Silveira, Ana Paula Lemes Guerra Junior, Antonio de Sousa Lopes, Wanderlei |
description |
O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1377/1128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421866090496 |