Referenciação e conhecimento prévio: no jogo entre o verbal e a imagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/221 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre referenciação e ativação do conhecimento prévio necessário à leitura, com base na interdependência entre texto verbal e imagem. Com apoio em autores tais como Kleiman (1996), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), Cavalcante (2010), o artigo parte de dois materiais de análise extraídos da obra “outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur que fora escolhido justamente por trazer a cada página da obra um poema na relação com uma dada ilustração. Partindo da premissa na qual a referenciação é uma atividade que consiste na (re) construção de objetos-de-discurso, entendemos que a ativação do conhecimento prévio (mundo, língua, gênero) está intimamente ligada ao processo da construção do referente na medida em que associações com outros objetos já presentes no co-texto ou no contexto sociocognitivo são estabelecidas por inferenciação, a partir de um frame cognitivo ou de conhecimentos enciclopédicos, em uma relação dinâmica entre texto verbal e imagem. A análise do material evidencia que os processos nos quais objetos-do-discurso são construídos e reconstruídos sobretudo por meio de anáforas indiretas, no plano verbal, também acontecem de um modo bastante semelhante na relação com a imagem. |
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O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre referenciação e ativação do conhecimento prévio necessário à leitura, com base na interdependência entre texto verbal e imagem. Com apoio em autores tais como Kleiman (1996), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), Cavalcante (2010), o artigo parte de dois materiais de análise extraídos da obra “outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur que fora escolhido justamente por trazer a cada página da obra um poema na relação com uma dada ilustração. Partindo da premissa na qual a referenciação é uma atividade que consiste na (re) construção de objetos-de-discurso, entendemos que a ativação do conhecimento prévio (mundo, língua, gênero) está intimamente ligada ao processo da construção do referente na medida em que associações com outros objetos já presentes no co-texto ou no contexto sociocognitivo são estabelecidas por inferenciação, a partir de um frame cognitivo ou de conhecimentos enciclopédicos, em uma relação dinâmica entre texto verbal e imagem. A análise do material evidencia que os processos nos quais objetos-do-discurso são construídos e reconstruídos sobretudo por meio de anáforas indiretas, no plano verbal, também acontecem de um modo bastante semelhante na relação com a imagem. |
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