VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Da Silva Pinheiro, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142
Resumo: Teaching for the deaf students demands theoretical reflections and effective practices that consider their linguistic conditions - Libras as the first language and Portuguese as the second language (BRASIL, 2002; 2005). This article aims to reflect on three fundamental elements for the accomplishment of this teaching: Visuality, Sign language, Prior knowledge. Theoretical approaches are based on researchers interested in themes related to the importance of the use of visual and imagery resources that make sense to the learner, the relevance of bilingual perspective - sign language as the language of instruction and of contact and written Portuguese language as L2 and the consideration that the student takes the prior knowledge to the school context (BAKTHIN, 1990, 1997, 1998; QUADROS, 1997; 2017; FERNANDES, 2006; CAMPELLO, 2007; KOCK, ELIAS, 2007; PEREIRA, 2009; LEBEDEFF, 2010; SANTAELLA, 2012).
id UFAC-2_bb624ac805cc359bf56884350dbdebff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3142
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOSVisualidadeLíngua de SinaisConhecimento PrévioConhecimento de mundoTeaching for the deaf students demands theoretical reflections and effective practices that consider their linguistic conditions - Libras as the first language and Portuguese as the second language (BRASIL, 2002; 2005). This article aims to reflect on three fundamental elements for the accomplishment of this teaching: Visuality, Sign language, Prior knowledge. Theoretical approaches are based on researchers interested in themes related to the importance of the use of visual and imagery resources that make sense to the learner, the relevance of bilingual perspective - sign language as the language of instruction and of contact and written Portuguese language as L2 and the consideration that the student takes the prior knowledge to the school context (BAKTHIN, 1990, 1997, 1998; QUADROS, 1997; 2017; FERNANDES, 2006; CAMPELLO, 2007; KOCK, ELIAS, 2007; PEREIRA, 2009; LEBEDEFF, 2010; SANTAELLA, 2012).O ensino para surdos demanda reflexões teóricas e práticas eficazes, partindo-se da condição linguística desses alunos – Libras como L1 e Língua Portuguesa como L2 (BRASIL, 2002; 2005). Este artigo busca refletir sobre três elementos fundamentais para a efetiva realização desse ensino: Visualidade, Língua de sinais, Conhecimento prévio. Para isso, recorre-se a pesquisadores que se debruçam sobre as respectivas temáticas referentes à importância do uso de recursos visuais e imagéticos, à importância da perspectiva bilíngue - língua de sinais como língua de instrução e de contato do aprendiz surdo e Língua Portuguesa escrita - e à consideração sobre o conhecimento que o aluno surdo traz para o contexto escolar (BAKTHIN, 1990, 1997, 1998; QUADROS, 1997; 2017; FERNANDES, 2006; CAMPELLO, 2007; KOCK, ELIAS, 2007; PEREIRA, 2009; LEBEDEFF, 2010; SANTAELLA, 2012).Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-326Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-326Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-3262526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142/2217Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccess Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva daDa Silva Pinheiro, Viviane2020-06-11T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3142Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2020-06-11T12:05:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
title VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
spellingShingle VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Visualidade
Língua de Sinais
Conhecimento Prévio
Conhecimento de mundo
title_short VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
title_full VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
title_fullStr VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
title_full_unstemmed VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
title_sort VISUALIDADE, LÍNGUA DE SINAIS E CONHECIMENTO PRÉVIO: PILARES NO ENSINO PARA APRENDIZES SURDOS
author Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
author_facet Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Da Silva Pinheiro, Viviane
author_role author
author2 Da Silva Pinheiro, Viviane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Da Silva Pinheiro, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidade
Língua de Sinais
Conhecimento Prévio
Conhecimento de mundo
topic Visualidade
Língua de Sinais
Conhecimento Prévio
Conhecimento de mundo
description Teaching for the deaf students demands theoretical reflections and effective practices that consider their linguistic conditions - Libras as the first language and Portuguese as the second language (BRASIL, 2002; 2005). This article aims to reflect on three fundamental elements for the accomplishment of this teaching: Visuality, Sign language, Prior knowledge. Theoretical approaches are based on researchers interested in themes related to the importance of the use of visual and imagery resources that make sense to the learner, the relevance of bilingual perspective - sign language as the language of instruction and of contact and written Portuguese language as L2 and the consideration that the student takes the prior knowledge to the school context (BAKTHIN, 1990, 1997, 1998; QUADROS, 1997; 2017; FERNANDES, 2006; CAMPELLO, 2007; KOCK, ELIAS, 2007; PEREIRA, 2009; LEBEDEFF, 2010; SANTAELLA, 2012).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3142/2217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-326
Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-326
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 312-326
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222999113728