A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Chirley
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Furtado, Thamirys Frigo, Debus, Eliane Santana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260
Resumo: As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário.  
id UENP-2_6b0f7526f851af0f519e591aad9ee728
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensívelLeitura literáriaLiteratura na Educação BásicaFormação do leitor literárioAs reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário.  Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, ChirleyFurtado, Thamirys FrigoDebus, Eliane Santana Dias2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
title A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
spellingShingle A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
Domingues, Chirley
Leitura literária
Literatura na Educação Básica
Formação do leitor literário
title_short A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
title_full A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
title_fullStr A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
title_full_unstemmed A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
title_sort A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
author Domingues, Chirley
author_facet Domingues, Chirley
Furtado, Thamirys Frigo
Debus, Eliane Santana Dias
author_role author
author2 Furtado, Thamirys Frigo
Debus, Eliane Santana Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Chirley
Furtado, Thamirys Frigo
Debus, Eliane Santana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Literatura na Educação Básica
Formação do leitor literário
topic Leitura literária
Literatura na Educação Básica
Formação do leitor literário
description As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422726971392