A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260 |
Resumo: | As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário. |
id |
UENP-2_6b0f7526f851af0f519e591aad9ee728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensívelLeitura literáriaLiteratura na Educação BásicaFormação do leitor literárioAs reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário. Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, ChirleyFurtado, Thamirys FrigoDebus, Eliane Santana Dias2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
title |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
spellingShingle |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível Domingues, Chirley Leitura literária Literatura na Educação Básica Formação do leitor literário |
title_short |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
title_full |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
title_fullStr |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
title_sort |
A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível |
author |
Domingues, Chirley |
author_facet |
Domingues, Chirley Furtado, Thamirys Frigo Debus, Eliane Santana Dias |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Thamirys Frigo Debus, Eliane Santana Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Chirley Furtado, Thamirys Frigo Debus, Eliane Santana Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Literatura na Educação Básica Formação do leitor literário |
topic |
Leitura literária Literatura na Educação Básica Formação do leitor literário |
description |
As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/260/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422726971392 |