A personagem feminina na literatura brasileira romântica, realista e contemporânea
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/79 |
Resumo: | A Literatura pode ser considerada um espelho refletor da sociedade. Visto que ela problematiza transformações sociais, sendo capaz de transmitir aos seus leitores as informações de determinada época. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho apresentará um estudo acerca de três obras referentes a três períodos literários que demonstram em suas construções a gradativa transformação na maneira como a personagem feminina é contemplada e apresentada nas narrativas, evidenciando marcas de progressos históricos e sociais acerca da posição e voz da mulher. Para tal fim, as obras escolhidas para análise interpretativa são O Guarani (2006), de José de Alencar; Dom Casmurro (1994), de Machado de Assis; e Capitu – Memórias Póstumas (1998), de Domício Proença Filho, respectivamente pertencentes ao Romantismo; Realismo e Período Contemporâneo (ou Pós-Modernista). Pretende-se destacar aspectos nas narrativas que demonstrem diferentes características no comportamento feminino ao longo de tempo. Para fundamentar a análise, recorremos às teorias de Bosi (1994), Brait (1985), Cadermatori (1987), Campestrini (1976), Candido (1976, 1998 e 2006), Chaui (2008), Chavez (1988), Franchetto (1981), Koch (2008), Kothe (1987), Luchesi (1998), Perrone-Moisés (1978), Moisés (1995), Priore (2008), Proença Filho (1989 e 1995), Samoyault (2008), Sant’Anna (1990), Schuprejer (2008) e Sodré (1976). |
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