A personagem feminina na literatura brasileira romântica, realista e contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva do Nascimento, Stefany
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ozelame, Josiele Kaminski Corso, Schenatto Langaro, Cleiser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/79
Resumo: A Literatura pode ser considerada um espelho refletor da sociedade. Visto que ela problematiza transformações sociais, sendo capaz de transmitir aos seus leitores as informações de determinada época. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho apresentará um estudo acerca de três obras referentes a três períodos literários que demonstram em suas construções a gradativa transformação na maneira como a personagem feminina é contemplada e apresentada nas narrativas, evidenciando marcas de progressos históricos e sociais acerca da posição e voz da mulher. Para tal fim, as obras escolhidas para análise interpretativa são O Guarani (2006), de José de Alencar; Dom Casmurro (1994), de Machado de Assis; e Capitu – Memórias Póstumas (1998), de Domício Proença Filho, respectivamente pertencentes ao Romantismo; Realismo e Período Contemporâneo (ou Pós-Modernista). Pretende-se destacar aspectos nas narrativas que demonstrem diferentes características no comportamento feminino ao longo de tempo. Para fundamentar a análise, recorremos às teorias de Bosi (1994), Brait (1985), Cadermatori (1987), Campestrini (1976), Candido (1976, 1998 e 2006), Chaui (2008), Chavez (1988), Franchetto (1981), Koch (2008), Kothe (1987), Luchesi (1998), Perrone-Moisés (1978), Moisés (1995), Priore (2008), Proença Filho (1989 e 1995), Samoyault (2008), Sant’Anna (1990), Schuprejer (2008) e Sodré (1976). 
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