Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Rosana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37
Resumo: Resumo:  Em tom ensaístico, o artigo objetiva refletir sobre crenças a respeito da livre circulação de ideias, leituras e valores na sociedade contemporânea, enfatizando o caráter ideológico das informações e dos textos postos para leitura. Apresentam-se considerações a respeito do papel da escola em relação à seleção dos textos escolhidos para leitura, bem como ao cuidado em se promover diferentes práticas de leitura de modo reflexivo e crítico. Pontua-se, também, sobre a necessidade de se privilegiar aos alunos experiências estéticas de leitura, em contraponto com a conformidade e pasteurização advindas dos textos de entretenimento.
id UENP-2_961419a0461d400c48507f90189e5d02
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação socialLeituraPrática escolar de leituraLeitura reflexivaLetramento críticoExperiência estética.Resumo:  Em tom ensaístico, o artigo objetiva refletir sobre crenças a respeito da livre circulação de ideias, leituras e valores na sociedade contemporânea, enfatizando o caráter ideológico das informações e dos textos postos para leitura. Apresentam-se considerações a respeito do papel da escola em relação à seleção dos textos escolhidos para leitura, bem como ao cuidado em se promover diferentes práticas de leitura de modo reflexivo e crítico. Pontua-se, também, sobre a necessidade de se privilegiar aos alunos experiências estéticas de leitura, em contraponto com a conformidade e pasteurização advindas dos textos de entretenimento.Claraboia2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 157-1652357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37/pdf_14Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Rosana2022-08-12T17:31:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:31:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
title Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
spellingShingle Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
Becker, Rosana
Leitura
Prática escolar de leitura
Leitura reflexiva
Letramento crítico
Experiência estética.
title_short Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
title_full Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
title_fullStr Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
title_full_unstemmed Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
title_sort Práticas escolares de leitura reflexiva como instrumento de resistência ao controle e manipulação social
author Becker, Rosana
author_facet Becker, Rosana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Rosana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática escolar de leitura
Leitura reflexiva
Letramento crítico
Experiência estética.
topic Leitura
Prática escolar de leitura
Leitura reflexiva
Letramento crítico
Experiência estética.
description Resumo:  Em tom ensaístico, o artigo objetiva refletir sobre crenças a respeito da livre circulação de ideias, leituras e valores na sociedade contemporânea, enfatizando o caráter ideológico das informações e dos textos postos para leitura. Apresentam-se considerações a respeito do papel da escola em relação à seleção dos textos escolhidos para leitura, bem como ao cuidado em se promover diferentes práticas de leitura de modo reflexivo e crítico. Pontua-se, também, sobre a necessidade de se privilegiar aos alunos experiências estéticas de leitura, em contraponto com a conformidade e pasteurização advindas dos textos de entretenimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/37/pdf_14
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 157-165
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421897547776