O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios-Registro, Eliane Segati
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35
Resumo: Tendo em vista a importância dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, bem como as prescrições envolvidas ao longo do processo de elaboração, apresentamos uma análise de  três projetos de ensino desenvolvidos aos longo do ano de 2008 de uma Universidade Estadual de ensino localizada no Norte do Paraná. Para tanto, discutimos os conceitos de textos prescritivos e suas influências nos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos-estagiários por meio de uma análise documental de três projetos de ensino. O estudo em tela ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos  do  Interacionismo Sociodiscursivo  - ISD (BRONCKART,1999/2003/2007), que investiga o ser humano tendo como foco central a linguagem. Entendemos que as representações  construídas na linguagem têm um papel muito importante no desenvolvimento do agir humano e, portanto, é a partir deste construto teórico, que fizemos primeiramente o levantamento do contexto sócio-histórico mais amplo bem como os participantes da pesquisa,  seguido pela análise do nível organizacional dos projetos e,  finalmente, uma análise dos tipos de verbos e protagonistas.  De todas as partes analisadas, a metodologia é a que se apresenta de forma mais desorganizada e sem objetivos claros para se atingir um fim. Podemos inferir que há uma lacuna e uma falta de apropriação das metodologias de ensino de língua inglesa. Concluímos que, em função da falta de clareza da dos objetivos propostos na maior parte dos projetos de ensino analisados, os futuros professores podem até possuir intenções, mas há nitidamente a falta de motivos e capacidades no desenvolvimento de sua função docente.
id UENP-2_9b0da07037a767ee49ba00697b79bc86
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representaçõesFormação de professoresInteracionaismo Sociodiscursivo (ISD)Projetos de ensino de LI.Tendo em vista a importância dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, bem como as prescrições envolvidas ao longo do processo de elaboração, apresentamos uma análise de  três projetos de ensino desenvolvidos aos longo do ano de 2008 de uma Universidade Estadual de ensino localizada no Norte do Paraná. Para tanto, discutimos os conceitos de textos prescritivos e suas influências nos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos-estagiários por meio de uma análise documental de três projetos de ensino. O estudo em tela ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos  do  Interacionismo Sociodiscursivo  - ISD (BRONCKART,1999/2003/2007), que investiga o ser humano tendo como foco central a linguagem. Entendemos que as representações  construídas na linguagem têm um papel muito importante no desenvolvimento do agir humano e, portanto, é a partir deste construto teórico, que fizemos primeiramente o levantamento do contexto sócio-histórico mais amplo bem como os participantes da pesquisa,  seguido pela análise do nível organizacional dos projetos e,  finalmente, uma análise dos tipos de verbos e protagonistas.  De todas as partes analisadas, a metodologia é a que se apresenta de forma mais desorganizada e sem objetivos claros para se atingir um fim. Podemos inferir que há uma lacuna e uma falta de apropriação das metodologias de ensino de língua inglesa. Concluímos que, em função da falta de clareza da dos objetivos propostos na maior parte dos projetos de ensino analisados, os futuros professores podem até possuir intenções, mas há nitidamente a falta de motivos e capacidades no desenvolvimento de sua função docente.Claraboia2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 123-1352357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35/pdf_20Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRios-Registro, Eliane Segati2022-08-12T17:31:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:31:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
title O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
spellingShingle O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
Rios-Registro, Eliane Segati
Formação de professores
Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD)
Projetos de ensino de LI.
title_short O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
title_full O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
title_fullStr O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
title_full_unstemmed O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
title_sort O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
author Rios-Registro, Eliane Segati
author_facet Rios-Registro, Eliane Segati
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios-Registro, Eliane Segati
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD)
Projetos de ensino de LI.
topic Formação de professores
Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD)
Projetos de ensino de LI.
description Tendo em vista a importância dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, bem como as prescrições envolvidas ao longo do processo de elaboração, apresentamos uma análise de  três projetos de ensino desenvolvidos aos longo do ano de 2008 de uma Universidade Estadual de ensino localizada no Norte do Paraná. Para tanto, discutimos os conceitos de textos prescritivos e suas influências nos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos-estagiários por meio de uma análise documental de três projetos de ensino. O estudo em tela ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos  do  Interacionismo Sociodiscursivo  - ISD (BRONCKART,1999/2003/2007), que investiga o ser humano tendo como foco central a linguagem. Entendemos que as representações  construídas na linguagem têm um papel muito importante no desenvolvimento do agir humano e, portanto, é a partir deste construto teórico, que fizemos primeiramente o levantamento do contexto sócio-histórico mais amplo bem como os participantes da pesquisa,  seguido pela análise do nível organizacional dos projetos e,  finalmente, uma análise dos tipos de verbos e protagonistas.  De todas as partes analisadas, a metodologia é a que se apresenta de forma mais desorganizada e sem objetivos claros para se atingir um fim. Podemos inferir que há uma lacuna e uma falta de apropriação das metodologias de ensino de língua inglesa. Concluímos que, em função da falta de clareza da dos objetivos propostos na maior parte dos projetos de ensino analisados, os futuros professores podem até possuir intenções, mas há nitidamente a falta de motivos e capacidades no desenvolvimento de sua função docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35/pdf_20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 123-135
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421894402048