O papel do projeto de ensino no estágio supervisionado em língua inglesa: espelho de representações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/35 |
Resumo: | Tendo em vista a importância dos trabalhos práticos desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, bem como as prescrições envolvidas ao longo do processo de elaboração, apresentamos uma análise de três projetos de ensino desenvolvidos aos longo do ano de 2008 de uma Universidade Estadual de ensino localizada no Norte do Paraná. Para tanto, discutimos os conceitos de textos prescritivos e suas influências nos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos-estagiários por meio de uma análise documental de três projetos de ensino. O estudo em tela ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART,1999/2003/2007), que investiga o ser humano tendo como foco central a linguagem. Entendemos que as representações construídas na linguagem têm um papel muito importante no desenvolvimento do agir humano e, portanto, é a partir deste construto teórico, que fizemos primeiramente o levantamento do contexto sócio-histórico mais amplo bem como os participantes da pesquisa, seguido pela análise do nível organizacional dos projetos e, finalmente, uma análise dos tipos de verbos e protagonistas. De todas as partes analisadas, a metodologia é a que se apresenta de forma mais desorganizada e sem objetivos claros para se atingir um fim. Podemos inferir que há uma lacuna e uma falta de apropriação das metodologias de ensino de língua inglesa. Concluímos que, em função da falta de clareza da dos objetivos propostos na maior parte dos projetos de ensino analisados, os futuros professores podem até possuir intenções, mas há nitidamente a falta de motivos e capacidades no desenvolvimento de sua função docente. |
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