A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Luzonzo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110385
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_2999a12b8e6e96d2e0f72789ba7873b5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Problemática de Escrita no Ensino Superior em AngolaInstrumentos de RemediaçãoErros ortográficosGénero resumo escolarInteracionaismo sociodiscursivoProdução escritaUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Este artigo faz uma abordagem sobre a problemática de escrita, com maior incidência aos erros ortográficos e à produção textual dos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais de Lu-anda -Angola. O trabalho tem por objetivo geral elevar o nível de competência escrita dos discentes. Especificamente, pretendemos identificar e classificar os erros registados nos textos e analisar alguns aspetos relacionados com a produção textual, particularmente, a coerência e coesão. Em seguida, pesquisarmos sobre as causas dos problemas apresentados e, finalmente, propormos os instrumentos didáticos que possam ser utilizados na busca de soluções adequadas. A existência em Angola da co-abitação de várias línguas, nomeadamente, a Língua Portuguesa e as línguas nacionais (kikongo, Kim-bundu, umbundu, etc.), levou-nos a determinar primeiro a situação sociolinguística de cada um dos aprendentes antes de implementarmos o projeto. Os dados foram recolhidos através de um inquérito (individual) e de produção de texto. Feita a análise, constatámos que os erros mais frequentes foram os de omissão de acentos, os de confusão nas consoantes e os de confusão nas vogais. Para a conce-ção das propostas didáticas, remetemo-nos ao quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, na sua vertente de ensino de escrita através de género de texto. Para o presente trabalho, utilizámos o género resumo escolar.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNFilipe, Luzonzo2021-01-18T23:25:51Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110385por2176-4182PURE: 27021243https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:14Zoai:run.unl.pt:10362/110385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:36.189794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
Instrumentos de Remediação
title A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
spellingShingle A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
Filipe, Luzonzo
Erros ortográficos
Género resumo escolar
Interacionaismo sociodiscursivo
Produção escrita
title_short A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
title_full A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
title_fullStr A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
title_full_unstemmed A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
title_sort A Problemática de Escrita no Ensino Superior em Angola
author Filipe, Luzonzo
author_facet Filipe, Luzonzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Luzonzo
dc.subject.por.fl_str_mv Erros ortográficos
Género resumo escolar
Interacionaismo sociodiscursivo
Produção escrita
topic Erros ortográficos
Género resumo escolar
Interacionaismo sociodiscursivo
Produção escrita
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-18T23:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110385
url http://hdl.handle.net/10362/110385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-4182
PURE: 27021243
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138028983156736