Representações do agir publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
Resumo: PEst-OE/LIN/UI3213/2014
id RCAP_f063dcab62909f8cecfa3a163b6875f7
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/28176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações do agir publicitárioRepresentations of the advertisement actingtextual-linguistic description of the agentive instancesdescrição linguístico textual das instâncias agentivasInteracionaismo sociodiscursivoGêneros textuaisInstâncias agentivasNíveis de atorialidadeSocio-Discursive InteractionismText GenresAgentive InstancesLevels of ActorialityPEst-OE/LIN/UI3213/2014Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos. This study, based on the framework of Sociodiscursive Interactionism, is focused on the role of some agentive instances in text genre advertisements. Firstly, it aims at demonstrating that depending on the acting and social practices, the role of these agents is different and it can be distinctly materialized in these text genres. Secondly, it will show that according to different activities linked to these genres, one can imagine the existence of different levels of “actoriality”. This article is based on the analysis of some examples of text genre advertisements that were in circulation in Portugal from 2007 to 2011. Some examples come from the non-profitable activity, while the others are taken from the activity of production and marketing of wine.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNTeixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de SousaPinto, Rosalice Botelho Wakim Souza2018-01-14T23:01:11Z2013-01-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttps://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240por2236-4242PURE: 424952http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:15:03Zoai:run.unl.pt:10362/28176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:52.974247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações do agir publicitário
Representations of the advertisement actingtextual-linguistic description of the agentive instances
descrição linguístico textual das instâncias agentivas
title Representações do agir publicitário
spellingShingle Representações do agir publicitário
Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa
Interacionaismo sociodiscursivo
Gêneros textuais
Instâncias agentivas
Níveis de atorialidade
Socio-Discursive Interactionism
Text Genres
Agentive Instances
Levels of Actoriality
title_short Representações do agir publicitário
title_full Representações do agir publicitário
title_fullStr Representações do agir publicitário
title_full_unstemmed Representações do agir publicitário
title_sort Representações do agir publicitário
author Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa
author_facet Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa
Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
author_role author
author2 Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira dos Santos, Carla Patrícia Rodrigues de Sousa
Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Interacionaismo sociodiscursivo
Gêneros textuais
Instâncias agentivas
Níveis de atorialidade
Socio-Discursive Interactionism
Text Genres
Agentive Instances
Levels of Actoriality
topic Interacionaismo sociodiscursivo
Gêneros textuais
Instâncias agentivas
Níveis de atorialidade
Socio-Discursive Interactionism
Text Genres
Agentive Instances
Levels of Actoriality
description PEst-OE/LIN/UI3213/2014
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
2013-01-01T00:00:00Z
2018-01-14T23:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
url https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2236-4242
PURE: 424952
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137914137870336