Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258 |
Resumo: | ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL. |
id |
UENP-2_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de criançasEducação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Marília Forgearini2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
spellingShingle |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças Nunes, Marília Forgearini Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem. |
title_short |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_full |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_fullStr |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_full_unstemmed |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_sort |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
author |
Nunes, Marília Forgearini |
author_facet |
Nunes, Marília Forgearini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem. |
topic |
Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem. |
description |
ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422723825664 |