Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258
Resumo: ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.
id UENP-2_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de criançasEducação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Marília Forgearini2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
spellingShingle Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
Nunes, Marília Forgearini
Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.
title_short Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_full Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_fullStr Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_full_unstemmed Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_sort Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.
topic Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.
description ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/258/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422723825664