Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218802 |
Resumo: | Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil. |
id |
UFRGS-2_d28a2e3602b626674f7a7779f6c9b905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218802 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Marília Forgearini2021-03-13T04:27:08Z20212357-9234http://hdl.handle.net/10183/218802001121473Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil.This paper reflects about the reading of the children's literature wordless book as a sensitive and visual literacy or visual education experience with children. The aim is to answer the question on how to propose the reading of wordless books from a mediated reading approach that enables visual literacy and the development of sensitivity towards image. For this, we bring some arguments regarding the importance of the practice of image reading in childhood, conceptualising what is understood by visual literacy. Then, we carry out an analytical reading of a wordless book based on the theoretical perspective of discursive semiotics, demonstrating how the image can be read. Finally, considering the initial arguments and the analytical reading of the wordless book, we define some principles for carrying out a mediated pedagogical practice of reading image that can help planning image reading experiences from children's literature.application/pdfporClaraboia. Jacarezinho, PR. Num. 16 (jul./dez. 2021) p. 169-185Literatura infantilImagemLetramento visualEducation of the LookMediationSenseChildren's literatureImageLeitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de criançasMediated reading of the wordless book for visual and sensitive literacy of children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121473.pdf.txt001121473.pdf.txtExtracted Texttext/plain47058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/2/001121473.pdf.txtb22142a1d95de0880784be9e0c77c908MD52ORIGINAL001121473.pdfTexto completoapplication/pdf1050914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/1/001121473.pdf15a66856e0c3afb40a2ed929249db6e1MD5110183/2188022021-05-07 05:14:16.300942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:14:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mediated reading of the wordless book for visual and sensitive literacy of children |
title |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
spellingShingle |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças Nunes, Marília Forgearini Literatura infantil Imagem Letramento visual Education of the Look Mediation Sense Children's literature Image |
title_short |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_full |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_fullStr |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_full_unstemmed |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
title_sort |
Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças |
author |
Nunes, Marília Forgearini |
author_facet |
Nunes, Marília Forgearini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Imagem Letramento visual |
topic |
Literatura infantil Imagem Letramento visual Education of the Look Mediation Sense Children's literature Image |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education of the Look Mediation Sense Children's literature Image |
description |
Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:27:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218802 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2357-9234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121473 |
identifier_str_mv |
2357-9234 001121473 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Claraboia. Jacarezinho, PR. Num. 16 (jul./dez. 2021) p. 169-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/2/001121473.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/1/001121473.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b22142a1d95de0880784be9e0c77c908 15a66856e0c3afb40a2ed929249db6e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225010684100608 |