Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marília Forgearini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218802
Resumo: Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil.
id UFRGS-2_d28a2e3602b626674f7a7779f6c9b905
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marília Forgearini2021-03-13T04:27:08Z20212357-9234http://hdl.handle.net/10183/218802001121473Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil.This paper reflects about the reading of the children's literature wordless book as a sensitive and visual literacy or visual education experience with children. The aim is to answer the question on how to propose the reading of wordless books from a mediated reading approach that enables visual literacy and the development of sensitivity towards image. For this, we bring some arguments regarding the importance of the practice of image reading in childhood, conceptualising what is understood by visual literacy. Then, we carry out an analytical reading of a wordless book based on the theoretical perspective of discursive semiotics, demonstrating how the image can be read. Finally, considering the initial arguments and the analytical reading of the wordless book, we define some principles for carrying out a mediated pedagogical practice of reading image that can help planning image reading experiences from children's literature.application/pdfporClaraboia. Jacarezinho, PR. Num. 16 (jul./dez. 2021) p. 169-185Literatura infantilImagemLetramento visualEducation of the LookMediationSenseChildren's literatureImageLeitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de criançasMediated reading of the wordless book for visual and sensitive literacy of children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121473.pdf.txt001121473.pdf.txtExtracted Texttext/plain47058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/2/001121473.pdf.txtb22142a1d95de0880784be9e0c77c908MD52ORIGINAL001121473.pdfTexto completoapplication/pdf1050914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/1/001121473.pdf15a66856e0c3afb40a2ed929249db6e1MD5110183/2188022021-05-07 05:14:16.300942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:14:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mediated reading of the wordless book for visual and sensitive literacy of children
title Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
spellingShingle Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
Nunes, Marília Forgearini
Literatura infantil
Imagem
Letramento visual
Education of the Look
Mediation
Sense
Children's literature
Image
title_short Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_full Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_fullStr Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_full_unstemmed Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
title_sort Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
author Nunes, Marília Forgearini
author_facet Nunes, Marília Forgearini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Imagem
Letramento visual
topic Literatura infantil
Imagem
Letramento visual
Education of the Look
Mediation
Sense
Children's literature
Image
dc.subject.eng.fl_str_mv Education of the Look
Mediation
Sense
Children's literature
Image
description Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:27:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-9234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121473
identifier_str_mv 2357-9234
001121473
url http://hdl.handle.net/10183/218802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Claraboia. Jacarezinho, PR. Num. 16 (jul./dez. 2021) p. 169-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/2/001121473.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218802/1/001121473.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b22142a1d95de0880784be9e0c77c908
15a66856e0c3afb40a2ed929249db6e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010684100608