O HÁBITO DE LEITURA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA DOCENTES E MEDIADORES DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1176 |
Resumo: | Estamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor.Estamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor. |
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O HÁBITO DE LEITURA NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA DOCENTES E MEDIADORES DE LEITURAFormação docenteEnsino da leituraEstamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor.Estamos inseridos em um contexto em que a tecnologia é muito mais convidativa para os leitores em formação do que as páginas de um livro. A escola, que é um centro de formação acadêmica e cultural, tem um papel fundamental na criação e no desenvolvimento de um hábito de leitura dos estudantes. Contudo, surge o questionamento: os professores de língua portuguesa realizam esse trabalho de uma maneira realmente efetiva ou tratam a literatura como um aspecto secundário, priorizando as normas gramaticais e utilizando-a como um pretexto para ensinar gramática? Ao longo desse artigo, será possível compreender quais são os impactos que a literatura causa na vida de quem possui um hábito de leitura; quem são os mediadores de leitura ao longo da trajetória de um indivíduo; algumas metodologias passíveis de serem aplicadas em sala de aula, que possuem o objetivo de fomentar a leitura; e, por fim, quais são as políticas públicas que incentivam o a leitura e a escrita dos estudantes brasileiros. Tais tópicos foram desenvolvidos por meio de uma extensa leitura bibliográfica somada ao relato de experiência do autor.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1176Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1176/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessElias de Albuquerque, Pedro Henrique2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1176Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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