Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/53391 https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 https://orcid.org/0000-0002-2570-3146 |
Resumo: | Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
UFMG_64e111bde3e59c09b530ce47e530aa14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/53391 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docenteCírculos de leituraFormação docenteLeitura literáriaProfessores - FormaçãoLeitura - Estudo e ensinoLeituraDiferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2023-05-15T20:07:41Z2023-05-15T20:07:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf9786500128901http://hdl.handle.net/1843/53391https://orcid.org/0000-0002-0863-5217https://orcid.org/0000-0003-0668-1989https://orcid.org/0000-0002-2570-3146porJogo do LivroPatrícia Barros Soares BatistaKely Cristina Nogueira SoutoMaria Carolina da Silva CaldeiraEliana Guimarães Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-15T20:41:33Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/53391Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-15T20:41:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
title |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
spellingShingle |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente Patrícia Barros Soares Batista Círculos de leitura Formação docente Leitura literária Professores - Formação Leitura - Estudo e ensino Leitura |
title_short |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
title_full |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
title_fullStr |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
title_full_unstemmed |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
title_sort |
Círculo de leitura: uma proposta de formação docente |
author |
Patrícia Barros Soares Batista |
author_facet |
Patrícia Barros Soares Batista Kely Cristina Nogueira Souto Maria Carolina da Silva Caldeira Eliana Guimarães Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Kely Cristina Nogueira Souto Maria Carolina da Silva Caldeira Eliana Guimarães Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrícia Barros Soares Batista Kely Cristina Nogueira Souto Maria Carolina da Silva Caldeira Eliana Guimarães Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Círculos de leitura Formação docente Leitura literária Professores - Formação Leitura - Estudo e ensino Leitura |
topic |
Círculos de leitura Formação docente Leitura literária Professores - Formação Leitura - Estudo e ensino Leitura |
description |
Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-05-15T20:07:41Z 2023-05-15T20:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9786500128901 http://hdl.handle.net/1843/53391 https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 https://orcid.org/0000-0002-2570-3146 |
identifier_str_mv |
9786500128901 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/53391 https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 https://orcid.org/0000-0002-2570-3146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jogo do Livro |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829732698718208 |