Círculo de leitura: uma proposta de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Barros Soares Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kely Cristina Nogueira Souto, Maria Carolina da Silva Caldeira, Eliana Guimarães Almeida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53391
https://orcid.org/0000-0002-0863-5217
https://orcid.org/0000-0003-0668-1989
https://orcid.org/0000-0002-2570-3146
Resumo: Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UFMG_64e111bde3e59c09b530ce47e530aa14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53391
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Círculo de leitura: uma proposta de formação docenteCírculos de leituraFormação docenteLeitura literáriaProfessores - FormaçãoLeitura - Estudo e ensinoLeituraDiferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2023-05-15T20:07:41Z2023-05-15T20:07:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf9786500128901http://hdl.handle.net/1843/53391https://orcid.org/0000-0002-0863-5217https://orcid.org/0000-0003-0668-1989https://orcid.org/0000-0002-2570-3146porJogo do LivroPatrícia Barros Soares BatistaKely Cristina Nogueira SoutoMaria Carolina da Silva CaldeiraEliana Guimarães Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-15T20:41:33Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/53391Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-15T20:41:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
title Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
spellingShingle Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
Patrícia Barros Soares Batista
Círculos de leitura
Formação docente
Leitura literária
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura
title_short Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
title_full Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
title_fullStr Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
title_full_unstemmed Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
title_sort Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
author Patrícia Barros Soares Batista
author_facet Patrícia Barros Soares Batista
Kely Cristina Nogueira Souto
Maria Carolina da Silva Caldeira
Eliana Guimarães Almeida
author_role author
author2 Kely Cristina Nogueira Souto
Maria Carolina da Silva Caldeira
Eliana Guimarães Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Barros Soares Batista
Kely Cristina Nogueira Souto
Maria Carolina da Silva Caldeira
Eliana Guimarães Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Círculos de leitura
Formação docente
Leitura literária
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura
topic Círculos de leitura
Formação docente
Leitura literária
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura
description Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-05-15T20:07:41Z
2023-05-15T20:07:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9786500128901
http://hdl.handle.net/1843/53391
https://orcid.org/0000-0002-0863-5217
https://orcid.org/0000-0003-0668-1989
https://orcid.org/0000-0002-2570-3146
identifier_str_mv 9786500128901
url http://hdl.handle.net/1843/53391
https://orcid.org/0000-0002-0863-5217
https://orcid.org/0000-0003-0668-1989
https://orcid.org/0000-0002-2570-3146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jogo do Livro
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829732698718208