A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciavolella, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Nelson dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811
Resumo: Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica.  Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica.
id UTFPR-8_89764c994198abc5f9fa91c30505a2ca
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4811
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitaisEducação: Métodos e Técnicas de Ensino.literatura; leitura; letramento literário; letramento digital.Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica.  Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ciavolella, BrunoSantos, Nelson dos2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/481110.3895/recit.v8.n17.4811Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:03Zoai:periodicos.utfpr:article/4811Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:03Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
spellingShingle A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
Ciavolella, Bruno
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
literatura; leitura; letramento literário; letramento digital.
title_short A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_full A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_fullStr A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_full_unstemmed A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_sort A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
author Ciavolella, Bruno
author_facet Ciavolella, Bruno
Santos, Nelson dos
author_role author
author2 Santos, Nelson dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciavolella, Bruno
Santos, Nelson dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
literatura; leitura; letramento literário; letramento digital.
topic Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
literatura; leitura; letramento literário; letramento digital.
description Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica.  Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811
10.3895/recit.v8.n17.4811
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.4811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252828696576