A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811 |
Resumo: | Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica. Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. |
id |
UTFPR-8_89764c994198abc5f9fa91c30505a2ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4811 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitaisEducação: Métodos e Técnicas de Ensino.literatura; leitura; letramento literário; letramento digital.Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica. Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ciavolella, BrunoSantos, Nelson dos2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/481110.3895/recit.v8.n17.4811Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:03Zoai:periodicos.utfpr:article/4811Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:03Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
spellingShingle |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais Ciavolella, Bruno Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. literatura; leitura; letramento literário; letramento digital. |
title_short |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_full |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_fullStr |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_sort |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
author |
Ciavolella, Bruno |
author_facet |
Ciavolella, Bruno Santos, Nelson dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Nelson dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciavolella, Bruno Santos, Nelson dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. literatura; leitura; letramento literário; letramento digital. |
topic |
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. literatura; leitura; letramento literário; letramento digital. |
description |
Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica. Amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico-analítico, este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO, 2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta-se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra do nada”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopédia”, vinculada a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811 10.3895/recit.v8.n17.4811 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n17.4811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4811/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252828696576 |