OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: RAMOS, FABIANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169
Resumo: O presente artigo possui o objetivo de investigar os efeitos de uma ação formativa docente no planejamento da abordagem de textos literários infantis de professoras que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação, na qual foi identificado um problema coletivo (THIOLLENT, 2009 apud CASTRO-TANAJURA E BEZERRA, 2015, p.13), através de um questionário aplicado junto às professoras, chamadas aqui de Clara Luz e Carolina, e da coleta de planos de aula que faziam uso de textos literários. A partir da identificação do problema, foi desenvolvida uma ação formativa visando a mitigação das dificuldades das professoras em relação à abordagem do texto literário em seus planejamentos. A partir da análise dos planos de aula anteriores à formação, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), observamos que o uso do texto literário ocorria apenas como base para o ensino de outros conteúdos, além da presença de textos caracterizados na tendência pedagogizante da literatura (AGUIAR et al., 2001) e presentes no livro didático. Nos planejamentos posteriores à formação, foi possível observar um avanço, principalmente na sequência de letramento literário desenvolvida por Clara Luz, na qual o texto não é subutilizado, mas passa a ser lido a partir de uma motivação e introdução, buscando-se após sua leitura, uma interpretação. Concluímos que existe a necessidade de uma formação de professores/as voltada para a escolarização adequada do texto literário, bem como de políticas públicas que venham a efetivar e disseminar tais formações.
id UENP-2_e1bc565e98daf2e7253978b5d0e371fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1169
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAISLetramento literário. Formação de professores. Formação de leitores.O presente artigo possui o objetivo de investigar os efeitos de uma ação formativa docente no planejamento da abordagem de textos literários infantis de professoras que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação, na qual foi identificado um problema coletivo (THIOLLENT, 2009 apud CASTRO-TANAJURA E BEZERRA, 2015, p.13), através de um questionário aplicado junto às professoras, chamadas aqui de Clara Luz e Carolina, e da coleta de planos de aula que faziam uso de textos literários. A partir da identificação do problema, foi desenvolvida uma ação formativa visando a mitigação das dificuldades das professoras em relação à abordagem do texto literário em seus planejamentos. A partir da análise dos planos de aula anteriores à formação, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), observamos que o uso do texto literário ocorria apenas como base para o ensino de outros conteúdos, além da presença de textos caracterizados na tendência pedagogizante da literatura (AGUIAR et al., 2001) e presentes no livro didático. Nos planejamentos posteriores à formação, foi possível observar um avanço, principalmente na sequência de letramento literário desenvolvida por Clara Luz, na qual o texto não é subutilizado, mas passa a ser lido a partir de uma motivação e introdução, buscando-se após sua leitura, uma interpretação. Concluímos que existe a necessidade de uma formação de professores/as voltada para a escolarização adequada do texto literário, bem como de políticas públicas que venham a efetivar e disseminar tais formações.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIARAMOS, FABIANA2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1169Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
title OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
spellingShingle OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
DE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIA
Letramento literário. Formação de professores. Formação de leitores.
title_short OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
title_full OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
title_fullStr OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
title_sort OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
author DE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIA
author_facet DE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIA
RAMOS, FABIANA
author_role author
author2 RAMOS, FABIANA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE FARIAS BEZERRA, ARICIA CECÍLIA
RAMOS, FABIANA
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário. Formação de professores. Formação de leitores.
topic Letramento literário. Formação de professores. Formação de leitores.
description O presente artigo possui o objetivo de investigar os efeitos de uma ação formativa docente no planejamento da abordagem de textos literários infantis de professoras que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação, na qual foi identificado um problema coletivo (THIOLLENT, 2009 apud CASTRO-TANAJURA E BEZERRA, 2015, p.13), através de um questionário aplicado junto às professoras, chamadas aqui de Clara Luz e Carolina, e da coleta de planos de aula que faziam uso de textos literários. A partir da identificação do problema, foi desenvolvida uma ação formativa visando a mitigação das dificuldades das professoras em relação à abordagem do texto literário em seus planejamentos. A partir da análise dos planos de aula anteriores à formação, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), observamos que o uso do texto literário ocorria apenas como base para o ensino de outros conteúdos, além da presença de textos caracterizados na tendência pedagogizante da literatura (AGUIAR et al., 2001) e presentes no livro didático. Nos planejamentos posteriores à formação, foi possível observar um avanço, principalmente na sequência de letramento literário desenvolvida por Clara Luz, na qual o texto não é subutilizado, mas passa a ser lido a partir de uma motivação e introdução, buscando-se após sua leitura, uma interpretação. Concluímos que existe a necessidade de uma formação de professores/as voltada para a escolarização adequada do texto literário, bem como de políticas públicas que venham a efetivar e disseminar tais formações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1169/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422769963008