LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Lisboa, Maria Dilma
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136
Resumo: Neste estudo, analisamos alguns fatores sociohistóricos que se entrelaçam ao modo como a leitura do texto literário tem se constituído como objeto de ensino na sala de aula. Refletimos ainda sobre as concepções de leitura do texto literário e como essas concepções podem relacionar-se a certos modos de abordar o texto literário no ensino, ora contribuindo para leituras estéreis e infrutíferas; ora produzindo leituras mais produtivas e significativas. O objetivo deste estudo é trazer alguma compreensão sobre a incômoda ausência da literatura no ensino fundamental e, principalmente, demonstrar porque o texto literário deve ser o principal objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa.
id UEPA-2_950d79271c9750c7eb02fb8d3a7787b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2136
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURANeste estudo, analisamos alguns fatores sociohistóricos que se entrelaçam ao modo como a leitura do texto literário tem se constituído como objeto de ensino na sala de aula. Refletimos ainda sobre as concepções de leitura do texto literário e como essas concepções podem relacionar-se a certos modos de abordar o texto literário no ensino, ora contribuindo para leituras estéreis e infrutíferas; ora produzindo leituras mais produtivas e significativas. O objetivo deste estudo é trazer alguma compreensão sobre a incômoda ausência da literatura no ensino fundamental e, principalmente, demonstrar porque o texto literário deve ser o principal objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa.EDUEPA2019-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136Revista Ribanceira; n. 15 (2018); 50-682318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136/1064Copyright (c) 2019 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Lisboa, Maria Dilma2019-01-28T20:41:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2136Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2019-01-28T20:41:32Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
title LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
spellingShingle LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
de Carvalho Lisboa, Maria Dilma
title_short LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
title_full LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
title_fullStr LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
title_full_unstemmed LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
title_sort LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA
author de Carvalho Lisboa, Maria Dilma
author_facet de Carvalho Lisboa, Maria Dilma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho Lisboa, Maria Dilma
description Neste estudo, analisamos alguns fatores sociohistóricos que se entrelaçam ao modo como a leitura do texto literário tem se constituído como objeto de ensino na sala de aula. Refletimos ainda sobre as concepções de leitura do texto literário e como essas concepções podem relacionar-se a certos modos de abordar o texto literário no ensino, ora contribuindo para leituras estéreis e infrutíferas; ora produzindo leituras mais produtivas e significativas. O objetivo deste estudo é trazer alguma compreensão sobre a incômoda ausência da literatura no ensino fundamental e, principalmente, demonstrar porque o texto literário deve ser o principal objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2136/1064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 15 (2018); 50-68
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079764455424