A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PUCCINI, Ítalo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288
Resumo: É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.
id UNICESU -1_6bc92ac1ae619c9dd17c5c06c646ca02
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6288
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAREscolaLeituraLiteraturaÉ sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T20:20:26Z2020-10-06T20:20:26Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288porPUCCINI, Ítaloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:02:05ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
title A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
spellingShingle A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
PUCCINI, Ítalo
Escola
Leitura
Literatura
title_short A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
title_fullStr A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full_unstemmed A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
title_sort A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
author PUCCINI, Ítalo
author_facet PUCCINI, Ítalo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PUCCINI, Ítalo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Leitura
Literatura
topic Escola
Leitura
Literatura
description É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T20:20:26Z
2020-10-06T20:20:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771940004691968