UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208 |
Resumo: | No presente artigo discutimos a formação do leitor relacionando a experiência do leitor empírico e a prática do leitor em uma perspectiva pragmática. Para tanto, analisamos o romance A menina que não sabia ler, de John Harding, em que a personagem principal vivencia uma experiência de leitura. Nesse contexto, trazemos para a cena discursiva a aprendizagem da leitura e as concepções no modo de ler, que incidem na formação da identidade do leitor. Assim como um olhar sobre o ensino de leitura no âmbito escolar, as dificuldades no processo de formação do leitor literário, considerando a necessidade de investimentos na leitura subjetiva, que possibilita a construção de sentido por meio de uma experiência estésica." |
id |
UEPA-2_e33cb93eac73d09e145456f938c56287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1208 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LERFormação do leitor. Identidade. Experiência de leitura.No presente artigo discutimos a formação do leitor relacionando a experiência do leitor empírico e a prática do leitor em uma perspectiva pragmática. Para tanto, analisamos o romance A menina que não sabia ler, de John Harding, em que a personagem principal vivencia uma experiência de leitura. Nesse contexto, trazemos para a cena discursiva a aprendizagem da leitura e as concepções no modo de ler, que incidem na formação da identidade do leitor. Assim como um olhar sobre o ensino de leitura no âmbito escolar, as dificuldades no processo de formação do leitor literário, considerando a necessidade de investimentos na leitura subjetiva, que possibilita a construção de sentido por meio de uma experiência estésica."EDUEPA2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 134-1492318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208/737Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria de Oliveira Rosa, TâniaAraújo de Melo, Márcio2017-08-18T22:52:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1208Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-18T22:52:36Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
title |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
spellingShingle |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER Maria de Oliveira Rosa, Tânia Formação do leitor. Identidade. Experiência de leitura. |
title_short |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
title_full |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
title_fullStr |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
title_full_unstemmed |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
title_sort |
UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER |
author |
Maria de Oliveira Rosa, Tânia |
author_facet |
Maria de Oliveira Rosa, Tânia Araújo de Melo, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Araújo de Melo, Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria de Oliveira Rosa, Tânia Araújo de Melo, Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor. Identidade. Experiência de leitura. |
topic |
Formação do leitor. Identidade. Experiência de leitura. |
description |
No presente artigo discutimos a formação do leitor relacionando a experiência do leitor empírico e a prática do leitor em uma perspectiva pragmática. Para tanto, analisamos o romance A menina que não sabia ler, de John Harding, em que a personagem principal vivencia uma experiência de leitura. Nesse contexto, trazemos para a cena discursiva a aprendizagem da leitura e as concepções no modo de ler, que incidem na formação da identidade do leitor. Assim como um olhar sobre o ensino de leitura no âmbito escolar, as dificuldades no processo de formação do leitor literário, considerando a necessidade de investimentos na leitura subjetiva, que possibilita a construção de sentido por meio de uma experiência estésica." |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1208/737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 134-149 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079376482304 |