Humor e a Teoria de Flow: Uma forma inovadora de ensinar Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3198 |
Resumo: | Vivemos em um ambiente educacional onde o ensino é predominantemente público e repleto de dificuldades, mas não faltam superações quanto à estrutura física e às limitações profissionais, muitas vezes acompanhadas de desmotivação devido aos baixos salários e à desvalorização pessoal. Diante de tal problemática, muitos docentes se esforçam para encontrar novos métodos e estratégias, a fim de incentivar e provocar a aprendizagem dos discentes. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar o humor e a teoria de “flow” como uma estratégia metodológica para estimular a aprendizagem de conteúdos biológicos. Os dados desta investigação foram coletados durante o período de desenvolvimento da pesquisa em 2016, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, e seguiu os presupostos da pesquisa participante. A amostragem do estudo foi de 115 alunos frequentadores de duas unidades de ensino pré-vestibular da cidade de Campina Grande - PB. Após a aplicação de questionários, através de uma plataforma digital (Google docs), os resultados apontaram o alcance do estado de flow, expressado pela euforia, pela motivação e pela manifestação da aprendizagem proporcionada pela estratégia metodológica adotada. Os participantes reconheceram que a utilização dos recursos humorísticos facilita a aprendizagem dos conteúdos biológicos, no sentido de tornar o material ou conteúdo de aprendizagem interessante ou cativante. Portanto, sua aplicação é validada como uma estratégia didático-pedagógica e eficaz para motivar ou provocar a disposição pessoal para a aprendizagem. Os resultados contidos na análise dos dados incitam-nos a considerar que a relação humor-educação é sobremaneira significativa para o ensino de Biologia e facilita o ingresso dos estudantes à universidade através da classificação em exames. Assim, acreditamos que este estudo possibilita um importante debate entre o humor e a aprendizagem. |
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Humor e a Teoria de Flow: Uma forma inovadora de ensinar BiologiaHumorTeoria de FlowEnsino inovadorEnsino de BiologiaHumorBiology teachingInnovative educationFlow TheoryEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMVivemos em um ambiente educacional onde o ensino é predominantemente público e repleto de dificuldades, mas não faltam superações quanto à estrutura física e às limitações profissionais, muitas vezes acompanhadas de desmotivação devido aos baixos salários e à desvalorização pessoal. Diante de tal problemática, muitos docentes se esforçam para encontrar novos métodos e estratégias, a fim de incentivar e provocar a aprendizagem dos discentes. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi o de analisar o humor e a teoria de “flow” como uma estratégia metodológica para estimular a aprendizagem de conteúdos biológicos. Os dados desta investigação foram coletados durante o período de desenvolvimento da pesquisa em 2016, em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, e seguiu os presupostos da pesquisa participante. A amostragem do estudo foi de 115 alunos frequentadores de duas unidades de ensino pré-vestibular da cidade de Campina Grande - PB. Após a aplicação de questionários, através de uma plataforma digital (Google docs), os resultados apontaram o alcance do estado de flow, expressado pela euforia, pela motivação e pela manifestação da aprendizagem proporcionada pela estratégia metodológica adotada. Os participantes reconheceram que a utilização dos recursos humorísticos facilita a aprendizagem dos conteúdos biológicos, no sentido de tornar o material ou conteúdo de aprendizagem interessante ou cativante. Portanto, sua aplicação é validada como uma estratégia didático-pedagógica e eficaz para motivar ou provocar a disposição pessoal para a aprendizagem. Os resultados contidos na análise dos dados incitam-nos a considerar que a relação humor-educação é sobremaneira significativa para o ensino de Biologia e facilita o ingresso dos estudantes à universidade através da classificação em exames. Assim, acreditamos que este estudo possibilita um importante debate entre o humor e a aprendizagem.We live in an educational environment where education is predominantly public and fraught with difficulties, but there is no lack of overruns in physical structure and professional limitations, often accompanied by demotivation due to low wages and personal devaluation. Faced with such a problem, many teachers strive to find new methods and strategies in order to encourage and provoke students' learning. In this perspective, the objective of this research was to analyze the humor and the flow theory as a methodological strategy to stimulate the learning of biological contents. Data from this research were collected during the research development period in 2016, in preparation for the National High School Examination (ENEM). The research is qualitative, with exploratory and descriptive character, and followed the presuppositions of the participant research. The sample of the study was 115 students attending two pre-university entrance units of the city of Campina Grande - PB. After the application of questionnaires, through a digital platform (Google docs), the results indicated the reach of the state of flow, expressed by the euphoria, the motivation and the manifestation of the learning provided by the methodological strategy adopted. Participants recognized that the use of humorous resources facilitates the learning of biological contents, in order to make learning material or content interesting or engaging. Therefore, its application is validated as a didactic-pedagogical strategy and effective to motivate or provoke personal disposition for learning. The results contained in the data analysis encourage us to consider that the humor-education relationship is extremely significant for the teaching of biology and facilitates the students' admission to the university through the classification in exams. Thus, we believe that this study makes possible an important debate between humor and learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMota, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro839963303491Onofre, Eduardo Gomes62283391415Gomes, Eunice Simões Lins42616026449Lima, Bruno Oliveira de2019-03-14T19:06:35Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, B. O. de. Humor e a Teoria de Flow: Uma forma inovadora de ensinar Biologia. 2017. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-15T04:23:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-15T04:23:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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