O lúdico na matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, pretende-se em linhas gerais apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a concepção dos alunos a respeito da matemática ensinada e aprendida no cotidiano da sala de aula. A visão dos alunos em relação a matemática veiculada em sala de aula, traz importantes contribuições para o entendimento de como a disciplina em questão esta sendo trabalhada pelos professores e concebida pelos alunos na realidade atual do contexto escolar. A proposta central e pensar como se efetiva o lúdico na matemática de forma que contribua para a aprendizagem efetiva do aluno que por ventura tenha dificuldade nesse componente curricular. Esta e uma pesquisa qualitativa que utiliza como fonte de coleta de dados a observação e a entrevista; além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aula. Também foi realizado o estagio supervisionado em docência que veio contribuir para a aprendizagem da profissionalização, bem como o fortalecimento do mesmo. A conclusão obtida com essa pesquisa e" que a maioria dos alunos gosta da disciplina matemática, acreditam que ela pode ser usada no dia-a-dia das pessoas e tem forte relação com as atividades diárias da vida. Em contrapartida, outros alunos sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estuda-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico de maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo. |
id |
UFCG_86fe9b3f88d2f6845c296aef54b25868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13300 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O lúdico na matemática.The playful in mathematics.Lúdico na matemáticaAprendizagem de matemáticaEnsino de matemáticaInstruções através de jogosPlayful in mathematicsMath learningMathematics teachingEducação.Este trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, pretende-se em linhas gerais apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a concepção dos alunos a respeito da matemática ensinada e aprendida no cotidiano da sala de aula. A visão dos alunos em relação a matemática veiculada em sala de aula, traz importantes contribuições para o entendimento de como a disciplina em questão esta sendo trabalhada pelos professores e concebida pelos alunos na realidade atual do contexto escolar. A proposta central e pensar como se efetiva o lúdico na matemática de forma que contribua para a aprendizagem efetiva do aluno que por ventura tenha dificuldade nesse componente curricular. Esta e uma pesquisa qualitativa que utiliza como fonte de coleta de dados a observação e a entrevista; além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aula. Também foi realizado o estagio supervisionado em docência que veio contribuir para a aprendizagem da profissionalização, bem como o fortalecimento do mesmo. A conclusão obtida com essa pesquisa e" que a maioria dos alunos gosta da disciplina matemática, acreditam que ela pode ser usada no dia-a-dia das pessoas e tem forte relação com as atividades diárias da vida. Em contrapartida, outros alunos sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estuda-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico de maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo.This work deals with the playfulness in mathematics, in this way, it is intended, in general, to present the result of a research on the conception of students regarding the mathematics taught and learned in the classroom. The view of students in relation to mathematics conveyed in the classroom, brings important contributions to the understanding of how the subject in question is being worked on by teachers and conceived by students in the current reality of the school context. The central proposal is to think about how playfulness in mathematics takes place in a way that contributes to the effective learning of students who may have difficulty in this curricular component. This is a qualitative research that uses observation and interview as a source of data collection; in addition to documentary sources such as the field diary and the class piano notebook. The supervised teaching internship was also carried out, which contributed to the learning of professionalization, as well as its strengthening. The conclusion reached with this research is "that most of students like mathematics, believe that it can be used in people's daily lives and has a strong relationship with the daily activities of life. On the other hand, other students feel aversion to the subject and do not enjoy studying it. This issue can be resolved with the association of mathematics and play in a way that students appreciate to learn the contents of this area of study.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SOARES, Flávia Pereira de Sousa.2010-112020-07-14T23:11:52Z2020-07-142020-07-14T23:11:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300SOARES, Flávia Pereira de Sousa. O Lúdico na matemática. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:19:38Zoai:localhost:riufcg/13300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:19:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na matemática. The playful in mathematics. |
title |
O lúdico na matemática. |
spellingShingle |
O lúdico na matemática. SOARES, Flávia Pereira de Sousa. Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Ensino de matemática Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Mathematics teaching Educação. |
title_short |
O lúdico na matemática. |
title_full |
O lúdico na matemática. |
title_fullStr |
O lúdico na matemática. |
title_full_unstemmed |
O lúdico na matemática. |
title_sort |
O lúdico na matemática. |
author |
SOARES, Flávia Pereira de Sousa. |
author_facet |
SOARES, Flávia Pereira de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Flávia Pereira de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Ensino de matemática Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Mathematics teaching Educação. |
topic |
Lúdico na matemática Aprendizagem de matemática Ensino de matemática Instruções através de jogos Playful in mathematics Math learning Mathematics teaching Educação. |
description |
Este trabalho versa sobre o lúdico na matemática, dessa forma, pretende-se em linhas gerais apresentar o resultado de uma pesquisa sobre a concepção dos alunos a respeito da matemática ensinada e aprendida no cotidiano da sala de aula. A visão dos alunos em relação a matemática veiculada em sala de aula, traz importantes contribuições para o entendimento de como a disciplina em questão esta sendo trabalhada pelos professores e concebida pelos alunos na realidade atual do contexto escolar. A proposta central e pensar como se efetiva o lúdico na matemática de forma que contribua para a aprendizagem efetiva do aluno que por ventura tenha dificuldade nesse componente curricular. Esta e uma pesquisa qualitativa que utiliza como fonte de coleta de dados a observação e a entrevista; além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aula. Também foi realizado o estagio supervisionado em docência que veio contribuir para a aprendizagem da profissionalização, bem como o fortalecimento do mesmo. A conclusão obtida com essa pesquisa e" que a maioria dos alunos gosta da disciplina matemática, acreditam que ela pode ser usada no dia-a-dia das pessoas e tem forte relação com as atividades diárias da vida. Em contrapartida, outros alunos sentem aversão pela referida disciplina e não sentem prazer em estuda-la. Essa questão pode ser resolvida com a associação da matemática e o lúdico de maneira que os alunos apreciam para aprender os conteúdos dessa área de estudo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11 2020-07-14T23:11:52Z 2020-07-14 2020-07-14T23:11:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300 SOARES, Flávia Pereira de Sousa. O Lúdico na matemática. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13300 |
identifier_str_mv |
SOARES, Flávia Pereira de Sousa. O Lúdico na matemática. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446761205760 |