A profissão docente: Ensino de Matemática e condições de exercício da docência de professoras dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Andrezza Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4127
Resumo: O presente trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido no Estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande, em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Os dados apresentados na pesquisa foram produzidos em forma de questionário que foram coletados em um ambiente natural - a sala de aula – e o professor foi o sujeito principal da pesquisa, para conhecer suas condições de trabalho na escola, dificuldades, as formações e as capacitações que participa, pois, com base nas respostas, trabalhamos com elementos que direcionaram nossa pesquisa. Com os dados obtidos dos questionários aplicados, analisamos as respostas com base nas dimensões da profissionalidade, na perspectiva educativa de alguns autores que levam em consideração a interação entre professor e aluno em seus contextos sociais, econômicos, emocionais, autônomos, dentre outros. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar o trabalho docente e sua autonomia profissional, o objetivo específico, analisou as percepções das professoras dos anos iniciais a respeito da intensificação do trabalho docente e suas dificuldades para o ensino da Matemática. Por meio desse objetivo, vimos a possibilidade de colaborar no planejamento de ensino dos docentes através do nosso Produto Educacional, um livro no formato ebook, disponibilizado em pdf, apresenta atividades que poderá contribuir para o planejamento auxiliando de maneira contextualizada e interdisciplinar para desenvolver habilidades e conceitos nos alunos relacionado ao pensamento matemático. Como resultado, considerando as dificuldades dos professores dos anos iniciais, com suas angústias, falta de apoio das famílias, falta de interesse dos alunos e as dificuldades de ensinar Matemática, à docência foi perdendo o controle de suas ações no típico processo de racionalização técnica sendo necessário uma prática pedagógica reflexiva e crítica, com a responsabilidade e reconhecimento de todos as instâncias da administração, das instituições educativas, dos gestores, dos coordenadores e principalmente do professor comprometido com sua prática profissional para o ensino voltado para a transformação social dos estudantes.
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spelling A profissão docente: Ensino de Matemática e condições de exercício da docência de professoras dos anos iniciaisEnsino de MatemáticaProletarizaçãoTrabalho docenteFormação inicialProletarizaciónEnseñanza de las matemáticasEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido no Estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande, em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Os dados apresentados na pesquisa foram produzidos em forma de questionário que foram coletados em um ambiente natural - a sala de aula – e o professor foi o sujeito principal da pesquisa, para conhecer suas condições de trabalho na escola, dificuldades, as formações e as capacitações que participa, pois, com base nas respostas, trabalhamos com elementos que direcionaram nossa pesquisa. Com os dados obtidos dos questionários aplicados, analisamos as respostas com base nas dimensões da profissionalidade, na perspectiva educativa de alguns autores que levam em consideração a interação entre professor e aluno em seus contextos sociais, econômicos, emocionais, autônomos, dentre outros. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar o trabalho docente e sua autonomia profissional, o objetivo específico, analisou as percepções das professoras dos anos iniciais a respeito da intensificação do trabalho docente e suas dificuldades para o ensino da Matemática. Por meio desse objetivo, vimos a possibilidade de colaborar no planejamento de ensino dos docentes através do nosso Produto Educacional, um livro no formato ebook, disponibilizado em pdf, apresenta atividades que poderá contribuir para o planejamento auxiliando de maneira contextualizada e interdisciplinar para desenvolver habilidades e conceitos nos alunos relacionado ao pensamento matemático. Como resultado, considerando as dificuldades dos professores dos anos iniciais, com suas angústias, falta de apoio das famílias, falta de interesse dos alunos e as dificuldades de ensinar Matemática, à docência foi perdendo o controle de suas ações no típico processo de racionalização técnica sendo necessário uma prática pedagógica reflexiva e crítica, com a responsabilidade e reconhecimento de todos as instâncias da administração, das instituições educativas, dos gestores, dos coordenadores e principalmente do professor comprometido com sua prática profissional para o ensino voltado para a transformação social dos estudantes.El presente trabajo, con un enfoque cualitativo, se desarrolló en el Estado de Paraíba, en la ciudad de Campina Grande, en cuatro escuelas de la Red Municipal de Educación. Los datos presentados en la investigación fueron producidos en forma de cuestionario que fueron recogidos en un ambiente natural - el aula - y el profesor fue el principal sujeto de la investigación, para conocer sus condiciones de trabajo en la escuela, dificultades, las formaciones y capacitaciones que participa, porque, basado en las respuestas, trabajamos con elementos que han guiado nuestra investigación. Con los datos obtenidos de los cuestionarios aplicados, analizamos las respuestas basándose en las dimensiones de la profesionalidad, en la perspectiva educativa de algunos autores que toman en consideración la interacción entre profesor y alumno en sus contextos sociales, económicos, emocionales, autónomos, entre otros. El objetivo general de la investigación fue analizar el trabajo docente y su autonomía profesional, el objetivo específico, analizó las percepciones de las profesoras de los años iniciales sobre la intensificación del trabajo docente y sus dificultades para la enseñanza de las Matemáticas. A través de este objetivo, vimos la posibilidad de colaborar en la planificación de la enseñanza de los profesores a través de nuestro Producto Educativo, un libro en formato ebook, disponible en pdf, presenta actividades que pueden contribuir a la planificación ayudando de manera contextualizada e interdisciplinaria a desarrollar en los alumnos habilidades y conceptos relacionados con el pensamiento matemático. Como resultado, considerando las dificultades de los profesores en los primeros años, con sus angustias, la falta de apoyo de las familias, la falta de interés de los alumnos y las dificultades para enseñar matemáticas, a la docencia fue perdiendo el control de sus acciones en el típico proceso de racionalización técnica siendo necesario una práctica pedagógica reflexiva y crítica, con la responsabilidad y reconocimiento de todas las instancias de la administración, de las instituciones educativas, de los gestores, de los coordinadores y principalmente del profesor comprometido con su práctica profesional para la enseñanza orientada a la transformación social de los estudiantes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468Azerêdo, Maria Alves de75962217420Cavalcanti, José Dilson Beserra03083994478Viana, Andrezza Farias2022-02-16T12:57:11Z2020-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Andrezza Farias. A profissão docente: Ensino de Matemática e condições de exercício da docência de professoras dos anos iniciais. 2020. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-16T12:57:11Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-16T12:57:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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