A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ananias Félix da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as Técnicas de Integração através da Metodologia de Resolução de Problemas com a utilização de recursos tecnológicos. A escolha da temática se deu com base no contexto vivenciado em aulas envolvendo as Técnicas de Integração, tendo em vista a importância de compreender os conceitos. A fundamentação teórica adotada nesta pesquisa foi um entrelaçamento dos seguintes temas: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; Cálculo Integral; e Tecnologias Digitais. Com isso, desenvolvemos esta pesquisa pela seguinte questão norteadora: De que maneira a Metodologia de Resolução de Problemas com auxílio de recursos tecnológicos pode contribuir para o ensino e aprendizagem das Técnicas de Integração com compreensão? A nossa pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo uma abordagem descritiva e constituímos os dados a partir da realização de sete oficinas presenciais e virtuais. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Ceará, os quais cursavam a disciplina Cálculo II. Os dados foram coletados através dos registros no computador pelo pesquisador, pelas anotações dos participantes da pesquisa e pelas gravações de áudio e vídeo durante as oficinas. A partir da análise de dados obtidos na pesquisa, percebemos que o desenvolvimento das oficinas através Metodologia de Resolução de Problemas trouxe aos estudantes uma melhor ótica de compreensão manipulatória das Técnicas de Integração, pois através dessa estratégia eles foram co-construtores de seu próprio conhecimento. Evidenciando esse contexto, trazemos como resultados os reflexos de episódios vividos durante as oficinas, tais como: a insegurança dos estudantes na resolução dos problemas, visto que estavam acostumados a receber os conceitos, exemplos e algumas regras; a contribuição de alguns recursos tecnológicos para compreensão dos problemas propostos e o auxílio da exploração da resolução do problema para a compreensão dos conceitos das Técnicas de Integração.
id UEPB_081afd541a345f741346e298ada74a6f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4710
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicosTecnologia na educaçãoEnsino-aprendizagemMetodologia de resolução de problemasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste trabalho foi analisar as Técnicas de Integração através da Metodologia de Resolução de Problemas com a utilização de recursos tecnológicos. A escolha da temática se deu com base no contexto vivenciado em aulas envolvendo as Técnicas de Integração, tendo em vista a importância de compreender os conceitos. A fundamentação teórica adotada nesta pesquisa foi um entrelaçamento dos seguintes temas: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; Cálculo Integral; e Tecnologias Digitais. Com isso, desenvolvemos esta pesquisa pela seguinte questão norteadora: De que maneira a Metodologia de Resolução de Problemas com auxílio de recursos tecnológicos pode contribuir para o ensino e aprendizagem das Técnicas de Integração com compreensão? A nossa pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo uma abordagem descritiva e constituímos os dados a partir da realização de sete oficinas presenciais e virtuais. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Ceará, os quais cursavam a disciplina Cálculo II. Os dados foram coletados através dos registros no computador pelo pesquisador, pelas anotações dos participantes da pesquisa e pelas gravações de áudio e vídeo durante as oficinas. A partir da análise de dados obtidos na pesquisa, percebemos que o desenvolvimento das oficinas através Metodologia de Resolução de Problemas trouxe aos estudantes uma melhor ótica de compreensão manipulatória das Técnicas de Integração, pois através dessa estratégia eles foram co-construtores de seu próprio conhecimento. Evidenciando esse contexto, trazemos como resultados os reflexos de episódios vividos durante as oficinas, tais como: a insegurança dos estudantes na resolução dos problemas, visto que estavam acostumados a receber os conceitos, exemplos e algumas regras; a contribuição de alguns recursos tecnológicos para compreensão dos problemas propostos e o auxílio da exploração da resolução do problema para a compreensão dos conceitos das Técnicas de Integração.The objective of this work was to analyze the Integration Techniques through the Problem Solving Methodology with the use of technological resources. The choice of the theme was based on the context experienced in classes involving Integration Techniques, considering the importance of understanding the concepts. The theoretical foundation adopted in this research was an intertwining of the following themes: Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving; Integral Calculus; and Digital Technologies. With that, we developed this research by the following guiding question: In what way can the Problem Solving Methodology with the aid of technological resources contribute to the teaching and learning of Integral Techniques with understanding? Our research is qualitative, following a descriptive approach and we constituted the data from seven face-to-face and virtual workshops. The participants of the research were students from a third semester class of the Mathematics and Physics undergraduate course of the Faculty of Education, Sciences and Languages of Iguatu (FECLI), Ceará, who were taking Calculus II. The data was collected through the researcher's computer records, the research participants' notes, and through audio and video recordings during the workshops. From the analysis of the data obtained in the research, we noticed that the development of the workshops through the Problem Solving Methodology brought to the students a better view of manipulative understanding of the Integration Techniques, because through this strategy they were co-constructors of their own knowledge. Evidencing this context, we bring as results the reflections of episodes experienced during the workshops, such as: the students' insecurity when solving the problems, since they were used to receiving the concepts, examples and some rules; the contribution of some technological resources to the understanding of the proposed problems and the help of the exploration of the problem solving for the understanding of the concepts of Integration Techniques.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huamanhttps://orcid.org/0000-0002-3733-9476http://lattes.cnpq.br/3150172690409243Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeirohttp://orcid.org/0000-0003-0184-6879http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Bernardo, Leomaques Francisco Silvahttps://orcid.org/0000-0002-5956-7023http://lattes.cnpq.br/9457954633151479Silva, Ananias Félix da2023-08-11T10:48:40Z2999-12-312023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ananias Félix da. A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos. 2023. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-08-11T10:49:29Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-08-11T10:49:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
title A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
spellingShingle A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
Silva, Ananias Félix da
Tecnologia na educação
Ensino-aprendizagem
Metodologia de resolução de problemas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
title_full A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
title_fullStr A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
title_full_unstemmed A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
title_sort A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos
author Silva, Ananias Félix da
author_facet Silva, Ananias Félix da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huanca, Roger Ruben Huaman
https://orcid.org/0000-0002-3733-9476
http://lattes.cnpq.br/3150172690409243
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
http://orcid.org/0000-0003-0184-6879
http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
Bernardo, Leomaques Francisco Silva
https://orcid.org/0000-0002-5956-7023
http://lattes.cnpq.br/9457954633151479
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ananias Félix da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia na educação
Ensino-aprendizagem
Metodologia de resolução de problemas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Tecnologia na educação
Ensino-aprendizagem
Metodologia de resolução de problemas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O objetivo deste trabalho foi analisar as Técnicas de Integração através da Metodologia de Resolução de Problemas com a utilização de recursos tecnológicos. A escolha da temática se deu com base no contexto vivenciado em aulas envolvendo as Técnicas de Integração, tendo em vista a importância de compreender os conceitos. A fundamentação teórica adotada nesta pesquisa foi um entrelaçamento dos seguintes temas: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; Cálculo Integral; e Tecnologias Digitais. Com isso, desenvolvemos esta pesquisa pela seguinte questão norteadora: De que maneira a Metodologia de Resolução de Problemas com auxílio de recursos tecnológicos pode contribuir para o ensino e aprendizagem das Técnicas de Integração com compreensão? A nossa pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo uma abordagem descritiva e constituímos os dados a partir da realização de sete oficinas presenciais e virtuais. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Ceará, os quais cursavam a disciplina Cálculo II. Os dados foram coletados através dos registros no computador pelo pesquisador, pelas anotações dos participantes da pesquisa e pelas gravações de áudio e vídeo durante as oficinas. A partir da análise de dados obtidos na pesquisa, percebemos que o desenvolvimento das oficinas através Metodologia de Resolução de Problemas trouxe aos estudantes uma melhor ótica de compreensão manipulatória das Técnicas de Integração, pois através dessa estratégia eles foram co-construtores de seu próprio conhecimento. Evidenciando esse contexto, trazemos como resultados os reflexos de episódios vividos durante as oficinas, tais como: a insegurança dos estudantes na resolução dos problemas, visto que estavam acostumados a receber os conceitos, exemplos e algumas regras; a contribuição de alguns recursos tecnológicos para compreensão dos problemas propostos e o auxílio da exploração da resolução do problema para a compreensão dos conceitos das Técnicas de Integração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11T10:48:40Z
2023-06-27
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ananias Félix da. A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos. 2023. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710
identifier_str_mv SILVA, Ananias Félix da. A resolução de problemas nas técnicas de integração utilizando recursos tecnológicos. 2023. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813192549007360