A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334 |
Resumo: | O empreendimento científico idealizado pelos alunos da educação básica consiste na integração entre materiais de laboratório e cientistas renomados. O conteúdo presente nos livros didáticos, reforçado pelo discurso dos professores, contribui para que os alunos desenvolvam uma imagem distorcida da Ciência e os processos que envolvem sua construção. O contexto social, político ou religioso onde a Ciência se faz geralmente não é mencionado ao escrever ou falar sobre Ciência na escola. Os documentos oficiais que orientam os processos educacionais recomendam o uso de História da Ciência para facilitar a compreensão do conhecimento e desconstruir esta visão distorcida que se tem sobre o processo de construção das teorias científicas. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Há uma abordagem histórica que inclui os fatores sociais (religiosos, políticos e culturais) que influenciam a construção do conhecimento científico? Para atender a estes questionamentos, a pesquisa em tela objetivou analisar como a Natureza da Ciência é apresentada nos Livros Didáticos de Biologia em exemplares do PNLD 2018. O conteúdo de nove Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio adotados pelo PNLD 2018 (três coleções) foi analisado, buscando evidenciar a presença de episódios históricos que tratam dos processos de concepção de teorias científicas e se consideram os fatores externos que influenciaram no desenvolvimento e a aceitação ou não das teorias científicas. A análise do material foi realizada através de adaptações na matriz de organização categorial presente na literatura específica, sendo estabelecidas sete categorias, a saber: tipos de história da Ciência, tipo e organização da informação histórica, materiais utilizados para apresentar a informação histórica, contextos com os quais a informação histórica está relacionada, atividades de aprendizagem utilizando a história da ciência e a consistência interna do livro. Os resultados apontam para um avanço na inserção de discussões sobre a Natureza da Ciência nos Livros Didáticos, contudo uma das coleções analisadas ainda prioriza uma abordagem centrada apenas em aspectos relacionados aos processos internos de construção da Ciência. A pesquisa enaltece a importância de conhecer sobre as Ciências e o meio em que se associa sua produção, tanto quanto os conteúdos ou produtos científicos em si, com a finalidade de contribuir para a formação do aluno, despertando sua reflexão e criticidade. |
id |
UEPB_0b48578c8fab09cd3bb79d17b70e0174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3334 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018Conhecimento CientíficoHistória da CiênciaLivro DidáticoNatureza da CiênciaScientific knowledgeNature of ScienceTextbookHistory of ScienceEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO empreendimento científico idealizado pelos alunos da educação básica consiste na integração entre materiais de laboratório e cientistas renomados. O conteúdo presente nos livros didáticos, reforçado pelo discurso dos professores, contribui para que os alunos desenvolvam uma imagem distorcida da Ciência e os processos que envolvem sua construção. O contexto social, político ou religioso onde a Ciência se faz geralmente não é mencionado ao escrever ou falar sobre Ciência na escola. Os documentos oficiais que orientam os processos educacionais recomendam o uso de História da Ciência para facilitar a compreensão do conhecimento e desconstruir esta visão distorcida que se tem sobre o processo de construção das teorias científicas. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Há uma abordagem histórica que inclui os fatores sociais (religiosos, políticos e culturais) que influenciam a construção do conhecimento científico? Para atender a estes questionamentos, a pesquisa em tela objetivou analisar como a Natureza da Ciência é apresentada nos Livros Didáticos de Biologia em exemplares do PNLD 2018. O conteúdo de nove Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio adotados pelo PNLD 2018 (três coleções) foi analisado, buscando evidenciar a presença de episódios históricos que tratam dos processos de concepção de teorias científicas e se consideram os fatores externos que influenciaram no desenvolvimento e a aceitação ou não das teorias científicas. A análise do material foi realizada através de adaptações na matriz de organização categorial presente na literatura específica, sendo estabelecidas sete categorias, a saber: tipos de história da Ciência, tipo e organização da informação histórica, materiais utilizados para apresentar a informação histórica, contextos com os quais a informação histórica está relacionada, atividades de aprendizagem utilizando a história da ciência e a consistência interna do livro. Os resultados apontam para um avanço na inserção de discussões sobre a Natureza da Ciência nos Livros Didáticos, contudo uma das coleções analisadas ainda prioriza uma abordagem centrada apenas em aspectos relacionados aos processos internos de construção da Ciência. A pesquisa enaltece a importância de conhecer sobre as Ciências e o meio em que se associa sua produção, tanto quanto os conteúdos ou produtos científicos em si, com a finalidade de contribuir para a formação do aluno, despertando sua reflexão e criticidade.The scientific development idealized by students from primary school is based on integration between laboratory materials and renowned scientists. The subject present in school textbooks, ally to teachers‟ speech, supports the distortion of science view from students and the processes of building this knowledge. The social, political or religious context in which Science is usually done is not mentioned when writing or talking about Science in school. The official documents that guide the educational processes recommend using the History of Science to facilitate the understanding of knowledge as well as to provide a clearer vision about the process of construction of scientific theories. Therefore, one question emerges: Do exist a historical approach that‟s including social factors (religious, political and cultural) that influencing the construction of scientific knowledge? To answer this question, this research aimed to analyze how Nature of Science is presented in Biology Textbooks of PNLD 2018. The content of nine biology textbooks from secondary school adopt in PNLD 2018 (three collections) were analyzed, checking the presence of historical episodes about the process of conception of Scientific theories and if external factors influenced in development and the acceptance or not of scientific theories. Material analysis was realize through adaptations on matrix of categorical organization according with specific literature, establishing six categories: type of history of science, type and organization of historical information, materials used to present the historical information, contexts in which historical information is related, learning activities using the history of science and internal consistency of the book. The results indicate an advancement in the inclusion of discussions about Nature of Science in textbooks, however, one collection analyzed still emphasizing only on aspects related to intern processes of Science construction. The research underlines the need for knowledge about the sciences and the circumstances in which it was produced, as well as the subjects or scientific products themselves, with the purpose of contributing to student formation, awakening their reflection and criticality.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Germano, Marcelo Gomes36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Santos, Fábio Alexandre Araújo dos73660906468http://lattes.cnpq.br/8334261197856331Sarmento, Silvana Formiga2019-05-13T19:14:59Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSARMENTO, S. F. A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018. 2018. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:22:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:22:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
title |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
spellingShingle |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 Sarmento, Silvana Formiga Conhecimento Científico História da Ciência Livro Didático Natureza da Ciência Scientific knowledge Nature of Science Textbook History of Science EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
title_full |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
title_fullStr |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
title_full_unstemmed |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
title_sort |
A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018 |
author |
Sarmento, Silvana Formiga |
author_facet |
Sarmento, Silvana Formiga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Marcia Adelino da Silva 44330588404 http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 Germano, Marcelo Gomes 36867926487 http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Santos, Fábio Alexandre Araújo dos 73660906468 http://lattes.cnpq.br/8334261197856331 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Silvana Formiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Científico História da Ciência Livro Didático Natureza da Ciência Scientific knowledge Nature of Science Textbook History of Science EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Conhecimento Científico História da Ciência Livro Didático Natureza da Ciência Scientific knowledge Nature of Science Textbook History of Science EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O empreendimento científico idealizado pelos alunos da educação básica consiste na integração entre materiais de laboratório e cientistas renomados. O conteúdo presente nos livros didáticos, reforçado pelo discurso dos professores, contribui para que os alunos desenvolvam uma imagem distorcida da Ciência e os processos que envolvem sua construção. O contexto social, político ou religioso onde a Ciência se faz geralmente não é mencionado ao escrever ou falar sobre Ciência na escola. Os documentos oficiais que orientam os processos educacionais recomendam o uso de História da Ciência para facilitar a compreensão do conhecimento e desconstruir esta visão distorcida que se tem sobre o processo de construção das teorias científicas. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Há uma abordagem histórica que inclui os fatores sociais (religiosos, políticos e culturais) que influenciam a construção do conhecimento científico? Para atender a estes questionamentos, a pesquisa em tela objetivou analisar como a Natureza da Ciência é apresentada nos Livros Didáticos de Biologia em exemplares do PNLD 2018. O conteúdo de nove Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio adotados pelo PNLD 2018 (três coleções) foi analisado, buscando evidenciar a presença de episódios históricos que tratam dos processos de concepção de teorias científicas e se consideram os fatores externos que influenciaram no desenvolvimento e a aceitação ou não das teorias científicas. A análise do material foi realizada através de adaptações na matriz de organização categorial presente na literatura específica, sendo estabelecidas sete categorias, a saber: tipos de história da Ciência, tipo e organização da informação histórica, materiais utilizados para apresentar a informação histórica, contextos com os quais a informação histórica está relacionada, atividades de aprendizagem utilizando a história da ciência e a consistência interna do livro. Os resultados apontam para um avanço na inserção de discussões sobre a Natureza da Ciência nos Livros Didáticos, contudo uma das coleções analisadas ainda prioriza uma abordagem centrada apenas em aspectos relacionados aos processos internos de construção da Ciência. A pesquisa enaltece a importância de conhecer sobre as Ciências e o meio em que se associa sua produção, tanto quanto os conteúdos ou produtos científicos em si, com a finalidade de contribuir para a formação do aluno, despertando sua reflexão e criticidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2019-05-13T19:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SARMENTO, S. F. A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018. 2018. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334 |
identifier_str_mv |
SARMENTO, S. F. A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018. 2018. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709220598513664 |