História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137911
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida.
id UNSP_8603269848751e7c5ab5f16b0c81717b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137911
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticosHistory and nature of science in biology teaching: profile and conceptions of teachers in service and teaching materialsHistória da ciênciaNatureza da CiênciaLivro didáticoHistory of ScienceNature of ScienceTextbookEste trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida.This work aims to identify the conceptions of History and Nature of Science conveyed in Biology teaching for in-service teachers and teaching materials that are used. A survey of the electronic proceedings of the 7th, 8th and 9th ENPEC showed no researchs on this subject, which showed the need for its realization. Thus, the research could count on the participation of three high school biology teachers from public schools, by carrying out semi-structured interviews to better understand their views and profiles as educators, as well as analysis of the teaching materials they use. The theoretical framework for understanding and analyzing the data is formed by the contributions of Pimenta (1996) and Tardif (2002) about teaching and teacher’s profile and Toulmin (1977) and Gil-Pérez et al (2001), for the views of the Nature of Science. Through the methods employed, the most present views of History of Science is those more chronological and socially neutral, with variations between the teachers and the materials under study. As the Nature of Science in turn, is portrayed essentially as aproblematic and atheoretical, as well linear cumulative, being empirical-inductive for the teachers, with some variations due to their life histories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]2016-04-13T13:15:49Z2016-04-13T13:15:49Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13791100087248733004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:23:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137911Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:35.361430Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
History and nature of science in biology teaching: profile and conceptions of teachers in service and teaching materials
title História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
spellingShingle História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]
História da ciência
Natureza da Ciência
Livro didático
History of Science
Nature of Science
Textbook
title_short História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
title_full História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
title_fullStr História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
title_full_unstemmed História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
title_sort História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
author Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]
author_facet Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Natureza da Ciência
Livro didático
History of Science
Nature of Science
Textbook
topic História da ciência
Natureza da Ciência
Livro didático
History of Science
Nature of Science
Textbook
description Este trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-13T13:15:49Z
2016-04-13T13:15:49Z
2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137911
000872487
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/137911
identifier_str_mv 000872487
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129120052183040