História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/137911 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida. |
id |
UNSP_8603269848751e7c5ab5f16b0c81717b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/137911 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticosHistory and nature of science in biology teaching: profile and conceptions of teachers in service and teaching materialsHistória da ciênciaNatureza da CiênciaLivro didáticoHistory of ScienceNature of ScienceTextbookEste trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida.This work aims to identify the conceptions of History and Nature of Science conveyed in Biology teaching for in-service teachers and teaching materials that are used. A survey of the electronic proceedings of the 7th, 8th and 9th ENPEC showed no researchs on this subject, which showed the need for its realization. Thus, the research could count on the participation of three high school biology teachers from public schools, by carrying out semi-structured interviews to better understand their views and profiles as educators, as well as analysis of the teaching materials they use. The theoretical framework for understanding and analyzing the data is formed by the contributions of Pimenta (1996) and Tardif (2002) about teaching and teacher’s profile and Toulmin (1977) and Gil-Pérez et al (2001), for the views of the Nature of Science. Through the methods employed, the most present views of History of Science is those more chronological and socially neutral, with variations between the teachers and the materials under study. As the Nature of Science in turn, is portrayed essentially as aproblematic and atheoretical, as well linear cumulative, being empirical-inductive for the teachers, with some variations due to their life histories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP]2016-04-13T13:15:49Z2016-04-13T13:15:49Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13791100087248733004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:23:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137911Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:35.361430Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos History and nature of science in biology teaching: profile and conceptions of teachers in service and teaching materials |
title |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
spellingShingle |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP] História da ciência Natureza da Ciência Livro didático History of Science Nature of Science Textbook |
title_short |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
title_full |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
title_fullStr |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
title_full_unstemmed |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
title_sort |
História e natureza da ciência no ensino de biologia: perfil e concepções de professores em serviço e de materiais didáticos |
author |
Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP] |
author_facet |
Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Wanderson Rodrigues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Natureza da Ciência Livro didático History of Science Nature of Science Textbook |
topic |
História da ciência Natureza da Ciência Livro didático History of Science Nature of Science Textbook |
description |
Este trabalho tem o objetivo de identificar as concepções de História e Natureza da Ciência veiculadas no ensino de Biologia por professores em serviço e pelos materiais didáticos que se utilizam. Um levantamento realizado com as atas eletrônicas do 7º, 8º e 9º ENPEC evidenciou ausência de pesquisas com essa temática, o que mostrou a necessidade de sua realização. Assim, a investigação pôde contar com a participação de três professoras de Biologia do Ensino Médio da rede pública, com a realização de entrevistas semiestruturadas para melhor compreender suas concepções e perfis como educadoras, bem como análises do material didático que utilizam. A linha teórica para compreensão e análise dos dados é formada pelas contribuições de Pimenta (1996) e Tardif (2002) quanto ao ensino e o perfil docente e Toulmin (1977) e Gil-Pérez et al. (2001), quanto às visões de Natureza da Ciência. Por meio dos métodos empregados, a visão de História da Ciência mais presente é aquela cronológica e socialmente neutra, apresentando variações entre as professoras e os materiais em estudo. Quanto à Natureza da Ciência, por sua vez, é retratada essencialmente como aproblemática ateórica e acumulativa linear, adquirindo um aspecto empírico-indutivista entre as professoras, assumindo algumas variações por conta de suas trajetórias de vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-13T13:15:49Z 2016-04-13T13:15:49Z 2016-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/137911 000872487 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/137911 |
identifier_str_mv |
000872487 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129120052183040 |