Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4185 |
Resumo: | Incompreensões acerca dos conceitos de temperatura e calor são relatadas em vários trabalhos de Ensino de Física, seja no Ensino Fundamental ou Superior. Como problemas envolvendo conversão de escalas e exemplos cotidianos de variação de temperatura não exigem um formalismo matemático avançado, tentar esclarecer a diferença entre esses conceitos no Ensino Fundamental pode ser uma boa maneira de promover uma melhor compreensão futura de assuntos envolvendo termometria e termodinâmica. Além disso, em função da pandemia, diferentes termômetros têm feito parte do dia a dia dos estudantes em lojas, supermercados e até mesmo na escola. Assim, estabelecemos como pergunta de pesquisa como trabalhar os conceitos de Calor e Temperatura partindo de situações do cotidiano vinculadas a abordagem experimental, de maneira a favorecer sua compreensão nas aulas de Física da Educação Básica. Para responder a essa pergunta, este trabalho envolveu o planejamento e implementação de uma proposta didática sobre o tema Temperatura e Calor com alunos do 9º ano de uma escola privada. Como metodologia de ensino, foram adotados os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2005), enfatizando uma abordagem problematizadora desenvolvida durante quatro encontros. Para a problematização, foram utilizados experimentos simples e textos baseados em aspectos históricos. Para a aplicação do conhecimento, os alunos fizeram estimativas em um problema relacionado à atual pandemia, de forma a salientar como conhecer sobre ciência é importante na tomada de decisões cotidianas. Apesar da pouca participação devido às limitações decorrentes do ensino híbrido em vigor, verificou-se que os alunos tiveram interesse nas atividades propostas e compreenderam as diferenças entre os conceitos. Desta forma, pode-se concluir que a sequência didática pode servir como orientadora para outros professores que atuam no Ensino Fundamental, fazendo-se, é claro, as devidas adequações à cada realidade escolar. |
id |
UEPB_0dd1661540e23a1d43e416ecb67b086b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4185 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadoraEnsino de FísicaTemperaturaCalorEnsino fundamentalFISICA::FISICA GERALIncompreensões acerca dos conceitos de temperatura e calor são relatadas em vários trabalhos de Ensino de Física, seja no Ensino Fundamental ou Superior. Como problemas envolvendo conversão de escalas e exemplos cotidianos de variação de temperatura não exigem um formalismo matemático avançado, tentar esclarecer a diferença entre esses conceitos no Ensino Fundamental pode ser uma boa maneira de promover uma melhor compreensão futura de assuntos envolvendo termometria e termodinâmica. Além disso, em função da pandemia, diferentes termômetros têm feito parte do dia a dia dos estudantes em lojas, supermercados e até mesmo na escola. Assim, estabelecemos como pergunta de pesquisa como trabalhar os conceitos de Calor e Temperatura partindo de situações do cotidiano vinculadas a abordagem experimental, de maneira a favorecer sua compreensão nas aulas de Física da Educação Básica. Para responder a essa pergunta, este trabalho envolveu o planejamento e implementação de uma proposta didática sobre o tema Temperatura e Calor com alunos do 9º ano de uma escola privada. Como metodologia de ensino, foram adotados os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2005), enfatizando uma abordagem problematizadora desenvolvida durante quatro encontros. Para a problematização, foram utilizados experimentos simples e textos baseados em aspectos históricos. Para a aplicação do conhecimento, os alunos fizeram estimativas em um problema relacionado à atual pandemia, de forma a salientar como conhecer sobre ciência é importante na tomada de decisões cotidianas. Apesar da pouca participação devido às limitações decorrentes do ensino híbrido em vigor, verificou-se que os alunos tiveram interesse nas atividades propostas e compreenderam as diferenças entre os conceitos. Desta forma, pode-se concluir que a sequência didática pode servir como orientadora para outros professores que atuam no Ensino Fundamental, fazendo-se, é claro, as devidas adequações à cada realidade escolar.Several works in Physics Education, whether in Elementary, Higher or textbooks report misunderstandings about the concepts of Temperature and Heat. Conversion of scales and everyday examples involving variations of temperatura do not require a complex mathematical formalism. So, we believe that to teach the diferences between Temperature and Heat in elementary school can promote a better future understanding of subjects involving Thermometry and Thermodynamics. In addition, due to the pandemic, different thermometers have been part of the daily lives of students in stores, supermarkets and even at school. Thus, we established as research question how to work the concepts of Heat and Temperature from everyday situations linked to the experimental approach, in order to favor the understanding of these concepts in Basic Education Physics classes. To answer this question, this work involved the planning and implementation of a teaching and learning sequence on the topic of Temperature and Heat with 9th grade students from a private school. As teaching methodology, the three pedagogical moments of Delizoicov (2005) were adopted, emphasizing na inquiry-based approach developed during four meetings. We used simple experiments and texts based on historical aspects as inquiries activities. At the end, for the application of knowledge, students estimated a problem related to the current pandemic, in order to highlight how knowledge about Science is important in everyday decision-making. Despite the low participation due to the limitations resulting from the hybrid teaching, it was found that the students were interested in the proposed activities and understood the differences between the concepts. Thus, it can be concluded that the didactic sequence can serve as a guide for other teachers who work in Elementary School, making, of course, the appropriate adjustments to each school reality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFSilveira, Alessandro Frederico dahttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silveira, Alessandro Frederico dahttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silva, Ana Paula Bispo daFreire, Morgana Lígia de FariasSouza, Rafaelle da SilvaPaiva, Martinho Elias Rocha2022-03-02T12:28:02Z2999-12-312021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAIVA, Martinho Elias Rocha. Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora. 2021. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4185porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-02T12:28:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-02T12:28:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
title |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
spellingShingle |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora Paiva, Martinho Elias Rocha Ensino de Física Temperatura Calor Ensino fundamental FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
title_full |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
title_fullStr |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
title_full_unstemmed |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
title_sort |
Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora |
author |
Paiva, Martinho Elias Rocha |
author_facet |
Paiva, Martinho Elias Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Alessandro Frederico da http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 Silveira, Alessandro Frederico da http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 Silva, Ana Paula Bispo da Freire, Morgana Lígia de Farias Souza, Rafaelle da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Martinho Elias Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Temperatura Calor Ensino fundamental FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Ensino de Física Temperatura Calor Ensino fundamental FISICA::FISICA GERAL |
description |
Incompreensões acerca dos conceitos de temperatura e calor são relatadas em vários trabalhos de Ensino de Física, seja no Ensino Fundamental ou Superior. Como problemas envolvendo conversão de escalas e exemplos cotidianos de variação de temperatura não exigem um formalismo matemático avançado, tentar esclarecer a diferença entre esses conceitos no Ensino Fundamental pode ser uma boa maneira de promover uma melhor compreensão futura de assuntos envolvendo termometria e termodinâmica. Além disso, em função da pandemia, diferentes termômetros têm feito parte do dia a dia dos estudantes em lojas, supermercados e até mesmo na escola. Assim, estabelecemos como pergunta de pesquisa como trabalhar os conceitos de Calor e Temperatura partindo de situações do cotidiano vinculadas a abordagem experimental, de maneira a favorecer sua compreensão nas aulas de Física da Educação Básica. Para responder a essa pergunta, este trabalho envolveu o planejamento e implementação de uma proposta didática sobre o tema Temperatura e Calor com alunos do 9º ano de uma escola privada. Como metodologia de ensino, foram adotados os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2005), enfatizando uma abordagem problematizadora desenvolvida durante quatro encontros. Para a problematização, foram utilizados experimentos simples e textos baseados em aspectos históricos. Para a aplicação do conhecimento, os alunos fizeram estimativas em um problema relacionado à atual pandemia, de forma a salientar como conhecer sobre ciência é importante na tomada de decisões cotidianas. Apesar da pouca participação devido às limitações decorrentes do ensino híbrido em vigor, verificou-se que os alunos tiveram interesse nas atividades propostas e compreenderam as diferenças entre os conceitos. Desta forma, pode-se concluir que a sequência didática pode servir como orientadora para outros professores que atuam no Ensino Fundamental, fazendo-se, é claro, as devidas adequações à cada realidade escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 2022-03-02T12:28:02Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Martinho Elias Rocha. Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora. 2021. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4185 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Martinho Elias Rocha. Temperatura, calor e suas incompreensões conceituais: uma abordagem problematizadora. 2021. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226871095296 |