Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alline Leal dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812
Resumo: Esta pesquisa de cunho experimental e com colaboração da Fapesq- Fundação de apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, visa promover uma discussão dialética entre o espaço e o plano, utilizando fotografias como ponto de partida. A pesquisa concentra-se em explorar abordagens metodológicas que fundamentam-se na exploração fotográfica, enfatizando a importância da visualização, imaginação e criatividade, buscando estabelecer conexões entre a arte e a matemática. Portanto, temos como objetivo geral estabelecer relações entre o pensar matemático e a arte, por meio da fotografia, seja pelo ato de fotografar ou analisar uma imagem, desta maneira busca contribuir em atividades que apontem diálogos os quais promovam relações entre o plano e o espaço. Elencamos, enquanto objetivos específicos: experimentar e discutir sobre os olhares que podem surgir por meio da análise de uma fotografia; estimular o desenvolvimento de percepções espaciais a partir do ato de visualizar; promover o uso da imaginação e da criatividade a partir de atividades que envolvam processos visuais, tais como observação e percepção. Para isso, a investigação contempla temáticas relacionadas à geometria, arte e visualização, especialmente, com foco no ensino da geometria e suas dificuldades associadas ao pensamento geométrico. A fotografia é um dos objetos de estudo no que se refere ao ensino de geometria, presente no Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa ¬– Político – Pedagógico (LEEMAT), com pesquisas anteriores e em andamento, que também se baseiam nesse objeto de pesquisa. Tais semelhanças foram justificadas considerando trabalhos anteriores realizados por Soares (2019) e Sousa (2022). Os participantes da pesquisa foram 27 alunos do 6º ano de uma Escola localizada no interior da Paraíba. Os encontros ocorreram presencialmente durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2022. Por termos enfrentado desafios devido à pandemia da Covid-19, medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, foram adotadas. Para produção de dados, utilizamos gravações por meio de dispositivos celulares, registros fotográficos e produção textual. A partir dos resultados, destacamos a importância de atividades que envolvam a imaginação, por contribuir em aspectos como a criatividade e desenvolvimento do raciocínio e abstração, além disso destacamos a importância de trabalhos que envolvam a exploração de relações entre aspectos bi e tridimensionais no estudo de geometria. Os resultados positivos obtidos e o reconhecimento dos alunos demonstram o valor e a relevância do compromisso e dedicação empregados durante as oficinas. Essa experiência continuará a ser aprimorada, servindo de inspiração para novas pesquisas acadêmicas, visando alcançar um público ainda mais amplo. Palavras-Chave: geometria plana e espacial; fotografia; visualização; arte.
id UEPB_12b86381a438384e6783b74d051decb1
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4812
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográficaRELATIONSHIPS BETWEEN THE PLAN AND THE SPACE: EXPLORATION OF THE GEOMETRIC THOUGHT FOR THROUGH THE PHOTOGRAPHIC ARTGeometriaEnsino da matemáticaArteCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa de cunho experimental e com colaboração da Fapesq- Fundação de apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, visa promover uma discussão dialética entre o espaço e o plano, utilizando fotografias como ponto de partida. A pesquisa concentra-se em explorar abordagens metodológicas que fundamentam-se na exploração fotográfica, enfatizando a importância da visualização, imaginação e criatividade, buscando estabelecer conexões entre a arte e a matemática. Portanto, temos como objetivo geral estabelecer relações entre o pensar matemático e a arte, por meio da fotografia, seja pelo ato de fotografar ou analisar uma imagem, desta maneira busca contribuir em atividades que apontem diálogos os quais promovam relações entre o plano e o espaço. Elencamos, enquanto objetivos específicos: experimentar e discutir sobre os olhares que podem surgir por meio da análise de uma fotografia; estimular o desenvolvimento de percepções espaciais a partir do ato de visualizar; promover o uso da imaginação e da criatividade a partir de atividades que envolvam processos visuais, tais como observação e percepção. Para isso, a investigação contempla temáticas relacionadas à geometria, arte e visualização, especialmente, com foco no ensino da geometria e suas dificuldades associadas ao pensamento geométrico. A fotografia é um dos objetos de estudo no que se refere ao ensino de geometria, presente no Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa ¬– Político – Pedagógico (LEEMAT), com pesquisas anteriores e em andamento, que também se baseiam nesse objeto de pesquisa. Tais semelhanças foram justificadas considerando trabalhos anteriores realizados por Soares (2019) e Sousa (2022). Os participantes da pesquisa foram 27 alunos do 6º ano de uma Escola localizada no interior da Paraíba. Os encontros ocorreram presencialmente durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2022. Por termos enfrentado desafios devido à pandemia da Covid-19, medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, foram adotadas. Para produção de dados, utilizamos gravações por meio de dispositivos celulares, registros fotográficos e produção textual. A partir dos resultados, destacamos a importância de atividades que envolvam a imaginação, por contribuir em aspectos como a criatividade e desenvolvimento do raciocínio e abstração, além disso destacamos a importância de trabalhos que envolvam a exploração de relações entre aspectos bi e tridimensionais no estudo de geometria. Os resultados positivos obtidos e o reconhecimento dos alunos demonstram o valor e a relevância do compromisso e dedicação empregados durante as oficinas. Essa experiência continuará a ser aprimorada, servindo de inspiração para novas pesquisas acadêmicas, visando alcançar um público ainda mais amplo. Palavras-Chave: geometria plana e espacial; fotografia; visualização; arte.This experimental research and with collaboration of Fapesq - support Foundation to the Research of the State of Paraíba, aims to promote a dialectical discussion between space and plan, using photographs as a starting point. The research focuses on exploring methodological approaches that are based on photographic exploration, emphasizing the importance of visualization, imagination and creativity, seeking to establish connections between art and mathematics. Therefore, our general objective is to establish relationships between mathematical thinking and art, through photography, either through the act of photographing or analyzing an image, thus seeking to contribute to activities that point to dialogues that promote relationships between the plan and the space. With that, we list as specific objectives: to experiment and discuss about the looks that can arise from the analysis of a photograph; stimulate the development of spatial perceptions from the act of visualizing; promote the use of imagination and creativity from activities that involve visual processes, such as observation and perception. For this, the investigation contemplates themes related to geometry, art and visualization, especially, focusing on the teaching of geometry and its difficulties associated with geometric thinking. Photography is one of the objects of study regarding the teaching of geometry, present in Reading and Writing in Mathematics Education – Political – Pedagogical Project (LEEMAT), with previous and ongoing research, which are also based on this research object. Such similarities were justified considering previous works by Soares (2019) and Sousa (2022). The research participants were 27 6th year students from a school located in the interior of Paraíba. The meetings took place in person during the months of November and December of 2022. As we faced challenges due to the Covid-19 pandemic, biosafety measures, such as the use of masks, were adopted. To produce data, we use recordings from cell phones, photographic records and textual production. Based on the results, we highlight the importance of activities that involve imagination, as they contribute to aspects such as creativity and development of reasoning and abstraction, furthermore, we highlight the importance of work that involves exploring relationships between two- and three-dimensional aspects in the study of geometry. The positive results obtained and the recognition of the students demonstrate the value and relevance of the commitment and dedication employed during the workshops. This experience will continue to be improved, serving as inspiration for new academic research, aiming to reach an even wider audience.Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962Santos, Alline Leal dos2023-11-28T10:47:46Z2999-12-312023-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Alline Leal dos. Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica. 2023. 139 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-11-28T10:48:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-11-28T10:48:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
RELATIONSHIPS BETWEEN THE PLAN AND THE SPACE: EXPLORATION OF THE GEOMETRIC THOUGHT FOR THROUGH THE PHOTOGRAPHIC ART
title Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
spellingShingle Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
Santos, Alline Leal dos
Geometria
Ensino da matemática
Arte
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
title_full Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
title_fullStr Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
title_full_unstemmed Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
title_sort Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica
author Santos, Alline Leal dos
author_facet Santos, Alline Leal dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alline Leal dos
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino da matemática
Arte
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Geometria
Ensino da matemática
Arte
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa de cunho experimental e com colaboração da Fapesq- Fundação de apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, visa promover uma discussão dialética entre o espaço e o plano, utilizando fotografias como ponto de partida. A pesquisa concentra-se em explorar abordagens metodológicas que fundamentam-se na exploração fotográfica, enfatizando a importância da visualização, imaginação e criatividade, buscando estabelecer conexões entre a arte e a matemática. Portanto, temos como objetivo geral estabelecer relações entre o pensar matemático e a arte, por meio da fotografia, seja pelo ato de fotografar ou analisar uma imagem, desta maneira busca contribuir em atividades que apontem diálogos os quais promovam relações entre o plano e o espaço. Elencamos, enquanto objetivos específicos: experimentar e discutir sobre os olhares que podem surgir por meio da análise de uma fotografia; estimular o desenvolvimento de percepções espaciais a partir do ato de visualizar; promover o uso da imaginação e da criatividade a partir de atividades que envolvam processos visuais, tais como observação e percepção. Para isso, a investigação contempla temáticas relacionadas à geometria, arte e visualização, especialmente, com foco no ensino da geometria e suas dificuldades associadas ao pensamento geométrico. A fotografia é um dos objetos de estudo no que se refere ao ensino de geometria, presente no Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa ¬– Político – Pedagógico (LEEMAT), com pesquisas anteriores e em andamento, que também se baseiam nesse objeto de pesquisa. Tais semelhanças foram justificadas considerando trabalhos anteriores realizados por Soares (2019) e Sousa (2022). Os participantes da pesquisa foram 27 alunos do 6º ano de uma Escola localizada no interior da Paraíba. Os encontros ocorreram presencialmente durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2022. Por termos enfrentado desafios devido à pandemia da Covid-19, medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, foram adotadas. Para produção de dados, utilizamos gravações por meio de dispositivos celulares, registros fotográficos e produção textual. A partir dos resultados, destacamos a importância de atividades que envolvam a imaginação, por contribuir em aspectos como a criatividade e desenvolvimento do raciocínio e abstração, além disso destacamos a importância de trabalhos que envolvam a exploração de relações entre aspectos bi e tridimensionais no estudo de geometria. Os resultados positivos obtidos e o reconhecimento dos alunos demonstram o valor e a relevância do compromisso e dedicação empregados durante as oficinas. Essa experiência continuará a ser aprimorada, servindo de inspiração para novas pesquisas acadêmicas, visando alcançar um público ainda mais amplo. Palavras-Chave: geometria plana e espacial; fotografia; visualização; arte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28T10:47:46Z
2023-09-18
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alline Leal dos. Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica. 2023. 139 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812
identifier_str_mv SANTOS, Alline Leal dos. Relações entre o plano e o espaço: exploração do pensamento geométrico por meio da arte fotográfica. 2023. 139 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709231664136192