Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ubiratan Leal de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3481
Resumo: A inserção de elementos de História da Ciência (HC), no ensino de ciências, tem se mostrado promissora e suas possibilidades e limitações têm sido apontadas por vários estudiosos do assunto. Apesar disso, o livro didático, principal fonte de consulta do aluno e do professor, pode conter inadequações ou erros do ponto de vista conceitual e/ou histórico e perpetuar informações inexatas ou falsas. Neste trabalho buscamos responder, mediante pesquisa historiográfica e análise de conteúdo, ao seguinte questionamento: como os livros didáticos do PNLD 2015 – 2018 apresentam a história da ciência no ensino da radioatividade? Em conformidade com tal questionamento, tomamos como objetivo geral analisar a abordagem da radioatividade no contexto histórico da ciência em livros de Química do programa nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 – 2018. Como objetivos específicos, buscamos analisar os aspectos positivos e negativos presentes nos livros didáticos analisados, quanto à abordagem da radioatividade e, por fim, produzir um material didático que venha contribuir para a divulgação dos aspectos históricos e conceituais da radioatividade, suprindo as possíveis inadequações detectadas nos livros didáticos - LDs. Nossa pesquisa aponta que alguns exemplares perpetuam determinadas lacunas, quando analisados sob a ótica dos referenciais teóricos adotados. Por exemplo, quando se trata de informações históricas temos que todos os exemplares apresentam dados biográficos, como datas de nascimento, falecimento dentre outras. Contudo, o LDQ1 utiliza uma publicação de um renomado historiador da ciência causando um efeito significativo que é capaz de prender a atenção do leitor. Não existe uma preocupação nos LDs em apresentar informações que possam ser relevantes e caracterizar os cientistas como pessoas comuns, sempre enaltecem a genialidade colocando-os como pessoas inatingíveis. Outro fator importante é que as inserções históricas em praticamente todos os LDs são feitas de forma solta sem uma cronologia de fatos que possam trazer um entendimento pleno de como tudo aconteceu. Alguns LDs utilizam imagens (fotos) de cientistas e imagens representativa de experimentos que ajudam a dar uma característica mais histórica, porém, não contextualizam os recursos ficando assim desconexos com o conteúdo. Com isso, pôde-se observar que os livros não conseguem alcançar os objetivos que são possíveis com o auxílio da História da Ciência.
id UEPB_16741779d8ce7ea3357bb4d87a70f178
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3481
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018Ensino de QuímicaRadioatividadeHistória da CiênciaLivro didáticoThe History of ScienceTextbookRadioactivityChemistry teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA inserção de elementos de História da Ciência (HC), no ensino de ciências, tem se mostrado promissora e suas possibilidades e limitações têm sido apontadas por vários estudiosos do assunto. Apesar disso, o livro didático, principal fonte de consulta do aluno e do professor, pode conter inadequações ou erros do ponto de vista conceitual e/ou histórico e perpetuar informações inexatas ou falsas. Neste trabalho buscamos responder, mediante pesquisa historiográfica e análise de conteúdo, ao seguinte questionamento: como os livros didáticos do PNLD 2015 – 2018 apresentam a história da ciência no ensino da radioatividade? Em conformidade com tal questionamento, tomamos como objetivo geral analisar a abordagem da radioatividade no contexto histórico da ciência em livros de Química do programa nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 – 2018. Como objetivos específicos, buscamos analisar os aspectos positivos e negativos presentes nos livros didáticos analisados, quanto à abordagem da radioatividade e, por fim, produzir um material didático que venha contribuir para a divulgação dos aspectos históricos e conceituais da radioatividade, suprindo as possíveis inadequações detectadas nos livros didáticos - LDs. Nossa pesquisa aponta que alguns exemplares perpetuam determinadas lacunas, quando analisados sob a ótica dos referenciais teóricos adotados. Por exemplo, quando se trata de informações históricas temos que todos os exemplares apresentam dados biográficos, como datas de nascimento, falecimento dentre outras. Contudo, o LDQ1 utiliza uma publicação de um renomado historiador da ciência causando um efeito significativo que é capaz de prender a atenção do leitor. Não existe uma preocupação nos LDs em apresentar informações que possam ser relevantes e caracterizar os cientistas como pessoas comuns, sempre enaltecem a genialidade colocando-os como pessoas inatingíveis. Outro fator importante é que as inserções históricas em praticamente todos os LDs são feitas de forma solta sem uma cronologia de fatos que possam trazer um entendimento pleno de como tudo aconteceu. Alguns LDs utilizam imagens (fotos) de cientistas e imagens representativa de experimentos que ajudam a dar uma característica mais histórica, porém, não contextualizam os recursos ficando assim desconexos com o conteúdo. Com isso, pôde-se observar que os livros não conseguem alcançar os objetivos que são possíveis com o auxílio da História da Ciência.The insertion of elements from the history of Science in the teaching of Science has shown to be promising and its possibilities and limitations have been pointed by many scholars of the field. Nevertheless, the science textbook, the major source of information for students and teachers, can contain mistakes and errors from the conceptual and historical point of view which helps perpetuate fake and inadequate information. In this work we seek to answer, through historiographic research and content analysis, the following question: how are the textbooks from the Brazilian national program of didactic book (PNLD) 2015 – 2018 presenting the history of Science in the teaching of radioactivity? In accordance with this question, we have as a general objective to analyze the approach of radioactivity in the historical context of science in Chemistry books of the National Program of Didactic Book (PNLD) 2015 - 2018. As specific goals, we seek to analyze the positive and negative aspects of the analyzed books, regarding the approach to radioactivity and, finally, to produce a didactic material that will contribute to the dissemination of historical and conceptual aspects of radioactivity, supplying the possible inadequacies detected in textbooks - LDs. Our research points that some of the textbooks perpetuate certain gaps when analyzed from the perspective of the theoretical references adopted. For example, when it comes to historical information, all the books have biographical information such as birth date, death, among other things. However, the LDQ1 (Textbook1) uses a publication by a renowned Science historian causing a significative effect which is capable of catching readers’ attention. The LDs show no concern in presenting relevant information about the scientists and in charactering them as ordinary people, the textbooks always praise their genius placing them as unreachable people. Another important fact is that the historical insertions in practically all copies are done loosely without a chronology of facts that can bring a full understanding of how it all happened. Some LDs use images (photos) of the scientists and images representing the experiments that help give a more historical feature on the books, but do not contextualize the resources and thus become disconnected with the content. With this, it could be observed that books cannot reach the objectives that are possible with the help of the History of Science.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarros, Marcos Antônio29926866468Braga, Alexandra Chaves02136424416http://lattes.cnpq.br/6525648352396431Dantas Filho, Francisco Ferreira49102400472http://lattes.cnpq.br/9209322069666549Oliveira, Ubiratan Leal de2019-10-10T14:03:58Z2019-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, U. L. de. Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3481porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:36:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
title Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
spellingShingle Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
Oliveira, Ubiratan Leal de
Ensino de Química
Radioatividade
História da Ciência
Livro didático
The History of Science
Textbook
Radioactivity
Chemistry teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
title_full Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
title_fullStr Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
title_full_unstemmed Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
title_sort Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018
author Oliveira, Ubiratan Leal de
author_facet Oliveira, Ubiratan Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Marcos Antônio
29926866468
Braga, Alexandra Chaves
02136424416
http://lattes.cnpq.br/6525648352396431
Dantas Filho, Francisco Ferreira
49102400472
http://lattes.cnpq.br/9209322069666549
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ubiratan Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Radioatividade
História da Ciência
Livro didático
The History of Science
Textbook
Radioactivity
Chemistry teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Química
Radioatividade
História da Ciência
Livro didático
The History of Science
Textbook
Radioactivity
Chemistry teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A inserção de elementos de História da Ciência (HC), no ensino de ciências, tem se mostrado promissora e suas possibilidades e limitações têm sido apontadas por vários estudiosos do assunto. Apesar disso, o livro didático, principal fonte de consulta do aluno e do professor, pode conter inadequações ou erros do ponto de vista conceitual e/ou histórico e perpetuar informações inexatas ou falsas. Neste trabalho buscamos responder, mediante pesquisa historiográfica e análise de conteúdo, ao seguinte questionamento: como os livros didáticos do PNLD 2015 – 2018 apresentam a história da ciência no ensino da radioatividade? Em conformidade com tal questionamento, tomamos como objetivo geral analisar a abordagem da radioatividade no contexto histórico da ciência em livros de Química do programa nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 – 2018. Como objetivos específicos, buscamos analisar os aspectos positivos e negativos presentes nos livros didáticos analisados, quanto à abordagem da radioatividade e, por fim, produzir um material didático que venha contribuir para a divulgação dos aspectos históricos e conceituais da radioatividade, suprindo as possíveis inadequações detectadas nos livros didáticos - LDs. Nossa pesquisa aponta que alguns exemplares perpetuam determinadas lacunas, quando analisados sob a ótica dos referenciais teóricos adotados. Por exemplo, quando se trata de informações históricas temos que todos os exemplares apresentam dados biográficos, como datas de nascimento, falecimento dentre outras. Contudo, o LDQ1 utiliza uma publicação de um renomado historiador da ciência causando um efeito significativo que é capaz de prender a atenção do leitor. Não existe uma preocupação nos LDs em apresentar informações que possam ser relevantes e caracterizar os cientistas como pessoas comuns, sempre enaltecem a genialidade colocando-os como pessoas inatingíveis. Outro fator importante é que as inserções históricas em praticamente todos os LDs são feitas de forma solta sem uma cronologia de fatos que possam trazer um entendimento pleno de como tudo aconteceu. Alguns LDs utilizam imagens (fotos) de cientistas e imagens representativa de experimentos que ajudam a dar uma característica mais histórica, porém, não contextualizam os recursos ficando assim desconexos com o conteúdo. Com isso, pôde-se observar que os livros não conseguem alcançar os objetivos que são possíveis com o auxílio da História da Ciência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10T14:03:58Z
2019-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, U. L. de. Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3481
identifier_str_mv OLIVEIRA, U. L. de. Abordagem da radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458422594142208