Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do tema |
id |
UFF-2_b09dc666f657a97ea85f1c9eae44e8f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6483 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didáticoRadioatividadeEnsinoQuímicaExperimentaçãoEnsino de químicaRadioatividadeEnsino médioInstrumentos pedagógicosProcesso de ensino-aprendizagemRecurso didáticoRadioactivityTeachingChemistryExperimentsO presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do temaThis work aimed the development of an experiment involving concepts about radioactivity, in order to be used in experimental activities in the basic school. Specifically, the objective was to identify concepts about radioactivity that could be constructed during the educational practice, as well as to develop strategies of mediation that allow the articulation between scientific concepts and spontaneous concepts about radioactivity. For this, a portable radiation detector was purchased and it was defined that the experiment would be done in order to contemplate the concepts of natural radiation. A natural source of radiation was chosen, the monazite sand, along with various materials whose function is to bar radiation. With the experiment ready, a sequence of slides was developed to compose the lesson, which cover many of the contents found in the official documents regarding the subject of radioactivity in chemistry classes. The class was designed to have a constant dialogue between the teacher and the students, making the student play the central role in their learning. An account was also made of the didactic experience of the teacher, who can conclude that the experiment was able to bring to students a reflection and a totally open dialogue about the radioactivity present naturally on Earth, making the fear and the ignorance that many Have, from their spontaneous concepts, can be gradually merged with these new scientific concepts, enabling them to develop a critical thinking about the subjectBernedo, Alfredo Victor BellidoCanesin, Fátima de PaivaChineli, Maura VenturaLatini, Rose MaryBarros, Joanna Ferreira2018-05-14T20:57:21Z2018-05-14T20:57:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:58:37Zoai:app.uff.br:1/6483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:23.572561Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
title |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
spellingShingle |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático Barros, Joanna Ferreira Radioatividade Ensino Química Experimentação Ensino de química Radioatividade Ensino médio Instrumentos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem Recurso didático Radioactivity Teaching Chemistry Experiments |
title_short |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
title_full |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
title_fullStr |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
title_full_unstemmed |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
title_sort |
Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático |
author |
Barros, Joanna Ferreira |
author_facet |
Barros, Joanna Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernedo, Alfredo Victor Bellido Canesin, Fátima de Paiva Chineli, Maura Ventura Latini, Rose Mary |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Joanna Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radioatividade Ensino Química Experimentação Ensino de química Radioatividade Ensino médio Instrumentos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem Recurso didático Radioactivity Teaching Chemistry Experiments |
topic |
Radioatividade Ensino Química Experimentação Ensino de química Radioatividade Ensino médio Instrumentos pedagógicos Processo de ensino-aprendizagem Recurso didático Radioactivity Teaching Chemistry Experiments |
description |
O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do tema |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-14T20:57:21Z 2018-05-14T20:57:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017 https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483 |
identifier_str_mv |
BARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823579772223488 |