Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Joanna Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483
Resumo: O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do tema
id UFF-2_b09dc666f657a97ea85f1c9eae44e8f6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6483
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didáticoRadioatividadeEnsinoQuímicaExperimentaçãoEnsino de químicaRadioatividadeEnsino médioInstrumentos pedagógicosProcesso de ensino-aprendizagemRecurso didáticoRadioactivityTeachingChemistryExperimentsO presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do temaThis work aimed the development of an experiment involving concepts about radioactivity, in order to be used in experimental activities in the basic school. Specifically, the objective was to identify concepts about radioactivity that could be constructed during the educational practice, as well as to develop strategies of mediation that allow the articulation between scientific concepts and spontaneous concepts about radioactivity. For this, a portable radiation detector was purchased and it was defined that the experiment would be done in order to contemplate the concepts of natural radiation. A natural source of radiation was chosen, the monazite sand, along with various materials whose function is to bar radiation. With the experiment ready, a sequence of slides was developed to compose the lesson, which cover many of the contents found in the official documents regarding the subject of radioactivity in chemistry classes. The class was designed to have a constant dialogue between the teacher and the students, making the student play the central role in their learning. An account was also made of the didactic experience of the teacher, who can conclude that the experiment was able to bring to students a reflection and a totally open dialogue about the radioactivity present naturally on Earth, making the fear and the ignorance that many Have, from their spontaneous concepts, can be gradually merged with these new scientific concepts, enabling them to develop a critical thinking about the subjectBernedo, Alfredo Victor BellidoCanesin, Fátima de PaivaChineli, Maura VenturaLatini, Rose MaryBarros, Joanna Ferreira2018-05-14T20:57:21Z2018-05-14T20:57:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:58:37Zoai:app.uff.br:1/6483Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:23.572561Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
title Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
spellingShingle Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
Barros, Joanna Ferreira
Radioatividade
Ensino
Química
Experimentação
Ensino de química
Radioatividade
Ensino médio
Instrumentos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
Recurso didático
Radioactivity
Teaching
Chemistry
Experiments
title_short Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
title_full Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
title_fullStr Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
title_full_unstemmed Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
title_sort Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático
author Barros, Joanna Ferreira
author_facet Barros, Joanna Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernedo, Alfredo Victor Bellido
Canesin, Fátima de Paiva
Chineli, Maura Ventura
Latini, Rose Mary
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Joanna Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Radioatividade
Ensino
Química
Experimentação
Ensino de química
Radioatividade
Ensino médio
Instrumentos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
Recurso didático
Radioactivity
Teaching
Chemistry
Experiments
topic Radioatividade
Ensino
Química
Experimentação
Ensino de química
Radioatividade
Ensino médio
Instrumentos pedagógicos
Processo de ensino-aprendizagem
Recurso didático
Radioactivity
Teaching
Chemistry
Experiments
description O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de um experimento envolvendo conceitos sobre radioatividade, a fim de ser utilizado em atividades experimentais na escola básica. Especificamente, objetivou-se identificar conceitos sobre radioatividade que possam ser construídos durante a prática educativa, bem como elaborar estratégias de mediação que permitam a articulação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos acerca da radioatividade. Para tal, foi comprado um detector de radiação portátil e definiu-se que o experimento seria feito de forma a contemplar os conceitos de radiação natural. Uma fonte natural de radiação foi escolhida, a areia monazítica, juntamente com diversos materiais, cuja função é barrar a radiação. Com o experimento pronto, desenvolveu-se uma sequência de slides para compor a aula, que abordam muitos dos conteúdos encontrados nos documentos oficiais referentes à temática da radioatividade nas aulas de química. A aula foi planejada para que ocorresse um diálogo constante entre o professor e os alunos, fazendo com que o aluno exerça o papel central em sua aprendizagem. Foi feito, ainda, um relato da experiência didática do professor, que pode concluir que o experimento foi capaz de trazer para alunos uma reflexão e um diálogo totalmente aberto acerca da radioatividade presente naturalmente na Terra, fazendo com que o medo e o desconhecimento que muitos possuem, advindos de seus conceitos espontâneos, possam ser aos poucos mesclados com esses novos conceitos científicos, fazendo com que os mesmos possam desenvolver um pensamento crítico acerca do tema
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-14T20:57:21Z
2018-05-14T20:57:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483
identifier_str_mv BARROS, Joanna Ferreira. Radioatividade na escola básica: a experimentação como recurso didático. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823579772223488