Contribuições da sociolinguística educacional para o trabalho com as variações linguísticas no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Edna Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3111
Resumo: O trabalho com as variações linguísticas, no ensino fundamental, ainda não se consolidou como uma prática cotidiana em sala de aula. Apesar do avanço dos estudos teóricos e das inúmeras pesquisas realizadas pela Sociolinguística Educacional, das discussões dessas teorias nos centros acadêmicos e nas escolas, as variações linguísticas ainda são tomadas como conteúdos escolares, pois muitos professores, apenas trabalham questões relacionadas à variação, quando estas estão presentes em algum capítulo do livro didático. Diante deste fato, esta pesquisa promoveu uma investigação em turmas de sexto e nono anos do ensino fundamental, com o intuito de observar como está atualmente sendo realizado o trabalho com as variações linguísticas em escola pública estadual de Ensino Fundamental, objetivando promover reflexões sobre a importância de se conhecer e aplicar os pressupostos da Sociolinguística Educacional no trabalho com o ensino da língua materna nos eventos de oralidade e de escrita. Para este estudo, tomamos como base teórica os estudos de Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2008), os Referenciais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Bagno (2003; 2007), Marcuschi e Dionísio et. al (2007), Faraco (2008), dentre outros, que nos indicam sobre a importância de estudar a linguagem em sua heterogeneidade. A metodologia de estudo adotada foi a qualitativa, e teve como corpus investigativo a aplicação de questionários a alunos e professores, e a observação de aulas em turmas de sexto e nono anos do ensino fundamental. A partir do acesso às salas de aulas e da investigação de suas rotinas de trabalho, observamos que os alunos ainda apresentam a concepção de língua ―certa‖ e ―errada‖, e que existe uma lacuna entre a teoria proposta pelos estudos sociolinguísticos e a realidade vivenciada na escola. Dessa forma, a realização deste trabalho se apresentou enquanto oportunidade de observar como se realiza na prática o trabalho com as variações linguísticas no início e término dos anos finais do ensino fundamental, ao mesmo tempo em que vem reforçar a importância de um trabalho efetivo e adequado da variação linguística nos eventos de oralidade e de escrita nesta etapa da educação básica. A proposta não é criticar a situação atual de ensino, mas verificar lacunas existentes para que se busquem esforços no sentido de preenchê-las.
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Diante deste fato, esta pesquisa promoveu uma investigação em turmas de sexto e nono anos do ensino fundamental, com o intuito de observar como está atualmente sendo realizado o trabalho com as variações linguísticas em escola pública estadual de Ensino Fundamental, objetivando promover reflexões sobre a importância de se conhecer e aplicar os pressupostos da Sociolinguística Educacional no trabalho com o ensino da língua materna nos eventos de oralidade e de escrita. Para este estudo, tomamos como base teórica os estudos de Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2008), os Referenciais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Bagno (2003; 2007), Marcuschi e Dionísio et. al (2007), Faraco (2008), dentre outros, que nos indicam sobre a importância de estudar a linguagem em sua heterogeneidade. A metodologia de estudo adotada foi a qualitativa, e teve como corpus investigativo a aplicação de questionários a alunos e professores, e a observação de aulas em turmas de sexto e nono anos do ensino fundamental. A partir do acesso às salas de aulas e da investigação de suas rotinas de trabalho, observamos que os alunos ainda apresentam a concepção de língua ―certa‖ e ―errada‖, e que existe uma lacuna entre a teoria proposta pelos estudos sociolinguísticos e a realidade vivenciada na escola. Dessa forma, a realização deste trabalho se apresentou enquanto oportunidade de observar como se realiza na prática o trabalho com as variações linguísticas no início e término dos anos finais do ensino fundamental, ao mesmo tempo em que vem reforçar a importância de um trabalho efetivo e adequado da variação linguística nos eventos de oralidade e de escrita nesta etapa da educação básica. A proposta não é criticar a situação atual de ensino, mas verificar lacunas existentes para que se busquem esforços no sentido de preenchê-las.Working with the linguistic variations in elementary school has not established itself as an everyday practice in the classroom. Although advance of theoretical studies and extensive research conducted by the Educational Sociolinguistics, the discussions of these theories in academic centers and schools, language variations are still taken as school subjects for many teachers, who also have a practice oriented by normative studies of grammar traditional. Given this fact, this research promoted an investigation sixth classes and ninth years of elementary school, to observe how it is currently being carried out the work with language variations at the State Elementary School,seeking to promote reflections on the importance of knowing and applying the assumptions of Sociolinguistics education in working with the mother tongue teaching in oral or written events. For this study, we take as theoretical basis the studies of Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2008), Benchmarks of the National Curriculum Parameters (2001), Bagno (2003; 2007), Marcuschi e Dionísio et. al (2007), Faraco (2008), among others, among others, who tell us about the importance of studying language in its heterogeneity. The adopted study methodology was qualitative, and had the main investigative corpus to analyze the questionnaires to students and teachers, and classroom observation of classes in sixth and ninth grade of elementary school. From the access to classrooms and research their work routines, we observed that students still have the language of design "right" and "wrong," and that there is a gap between theory proposed by studies and sociolinguistic reality experienced in school. Thus, this work is presented as an opportunity to see how it performs in practice work with language variations to the beginning and end of the second phase of the elementary school at the same time reinforces the importance of effective work and adequate the linguistic variation in oral events and writing this stage of basic education. The proposal is not to criticize the current situation of teaching, but check for gaps that pursue efforts to fill them.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Catanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Domingos, Edna Pereira2018-06-12T17:06:18Z2015-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDomingos, Edna Pereira. Contribuições da sociolinguística educacional para o trabalho com as variações linguísticas no Ensino Fundamental. 2015. 102f. 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